segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeitura inaugura USF do Catamarã

Mais um importante passo foi dado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para melhorar a rede básica de saúde do município. É que os moradores do bairro de Catamarã - Regional Praias, receberam na tarde da última sexta-feira (24/05) a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. O equipamento, situado na Rua Caracol,S/N tem capacidade para atender mais de quatro mil pessoas e foi entregue pelo prefeito Elias Gomes.
“É uma alegria muito grande poder entregar a população uma obra tão significativa. Estamos avançando bastante nas ações voltadas para a saúde. Conseguimos ampliar o número de ofertas de exames de laboratório no município. A demanda que não podemos atender, encaminhamos para unidades conveniadas. Hoje é mais um passo que está sendo dado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou Elias.
Ainda segundo o gestor, no segundo semestre deste ano está prevista a inauguração do Serviço de Atendimento Especializado (SPA), conhecido como “Upa Municipal”, que está sendo construído no bairro de Sotave. Além desse equipamento, a Prefeitura pretende entregar até o próximo ano mais 15 unidades de saúde.
Para a secretária de Saúde de Jaboatão, Gessyane Paulino, que apresentou a equipe que irá atuar na unidade, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS), é importante a colaboração da população na conservação e preservação do espaço público.
Representando a comunidade do Catamarã, Dôra dos Santos afirmou que a instalação da unidade era um sonho antigo dos moradores. “Temos que preservá-la para que o maior número possível de pessoas possa usufruir deste equipamento, que há tanto tempo era desejado pela população. São muitas as mudanças vividas pelos moradores do bairro, no que se refere a realização de obras. Agora, estamos nos sentindo representados”, afirmou.
A USF obedece às normas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde e teve recursos dos Governos Municipal e Federal. Foram investidos aproximadamente R$ 550 mil na construção da unidade e aquisição de equipamentos. A estrutura possui salas de recepção, espera vacina, coleta, esterilização, nebulização, reunião, curativo e três consultórios (médicos, enfermagem e odontológico). Banheiros adaptados para pessoas portadoras de deficiência, um escovódromo, depósito de material de limpeza, expurgo e copa.
Serviço
Unidade de Saúde da Família – Catamarã
Endereço: Rua Caracol, S/N
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário