quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governo Presente potencializa ações em Jaboatão


Garantir o direito de todos e com isso diminuir a violência. Com essa proposta o Governo Presente, programa do Governo de Pernambuco, começa a ampliar sua atuação em Jaboatão dos Guararapes. A comunidade beneficiada inicialmente é Cajueiro Seco. Na manhã desta quinta-feira (09/05), agentes dos governos municipal e estadual se reuniram no auditório da Prefeitura, em Prazeres, para apresentar as ações.
 
“A Prefeitura de Jaboatão vai somar esforços com o Governo do Estado para levar a melhoria da qualidade de vida para a população, através da integração de serviços de forma permanente, articulando ações na área de saúde, educação, esportes, cultura, assistência e com serviços pontuais, como os da Pocupação do sábado, que vão, em regime de mutirão, levar ações de cidadania para a comunidade”, explicou Karla Menezes, secretária de Políticas Sociais Integradas.
 
“O mais importante é a questão da integração. Já tivemos uma experiência logo no início do programa, mas essa a gente está sentindo que vem com mais força. A gente sabe que violência não se resolve só com a punição da autoridade máxima, mas com a ajuda da comunidade. Enquanto a comunidade não zelar pela escola, pelo posto de saúde, pelos espaços públicos, não vai ter polícia no mundo que consiga reprimir a violência. Temos que avançar para além do policiamento, que não temos dúvida que é necessário, e ampliar ainda mais esse diálogo com a comunidade para criar o sentimento de cuidar do que é seu”, reforçou Conceição Nascimento, secretária municipal de Governo.
 
Já para o prefeito Elias Gomes trabalhar na prevenção é o caminho para uma cultura de paz. “Precisamos ver o que estamos fazendo além da punição. Unir forças para, de forma integrada, promover uma cultura de paz. Não podemos apenas reprimir, mas oportunizar. Se a lei estivesse sendo cumprida teríamos, no Brasil, todas as crianças na sala de aula. Precisamos mobilizar agentes de todas as esferas governamentais para trabalhar as políticas públicas sociais. Ter uma polícia equipada não nos isenta de investirmos forte na prevenção”, disse.
 
Sábado – A parceria Governo Presente/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes se consolida com a realização da primeira Ocupação Social de Impacto, programada para o próximo sábado (11), no bairro de Cajueiro Seco. A ação acontecerá das 8h às 12h, na Escola Estadual Desportista Rubem Moreira (Nona Travessa da Rua Doutor Júlio Maranhão, s/n - próximo ao terminal de ônibus). No local a comunidade poderá acessar serviços de saúde e de garantia de direitos oferecidos tanto pelo Governo do Estado, quanto pelo município.
 
Serão disponibilizadas a emissão de carteiras de trabalho, identidade e livre acesso (Idoso); certidão de nascimento, adição e mudança de categoria da carteira de habilitação. Além destes, também serão ofertados exames de aferição de pressão, glicemia e teste anti-HIV. A comunidade também terá oportunidade de se cadastrar no portal Tem Mais Emprego, receber orientações e encaminhamentos para emissão de certidões de divórcio e casamento, pensão alimentícia, direitos da mulher e do consumidor. Haverá também atendimento do Bolsa Família e cadastramento para cursos.
Passo - Um exemplo que aconteceu essa semana no município foi o lançamento do Programa Polícia Amiga, no bairro de Guararapes, em Jaboatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário