domingo, 19 de maio de 2013

Governo anuncia fim do racionamento de água no Recife, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho

 / Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem



O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou na manhã deste domingo (19) o fim do racionamento de água no Recife, em Jaboatão dos Guararapese no Cabo de Santo Agostinho a partir do meio dia desta segunda-feira (20). A notícia foi dada durante uma coletiva de imprensa, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda.

"Registramos a cumulçação de mais de 13 milhões de mtreos cúbicos de água das nossas barragens de Pirapama, Tapcurá, Alto do Céu e Gurjaú,  o que possibilitou o anúncio do fim do racionamento", disse Eduardo Campos. Ainda segundo anúncio feita na coletiva, a barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, atingiu 42% de sua capacidade com as chuvas dos últimos dias, mas as outras cidades da Região Metropolitana continuam sob o regime de racionamento.
Em relação aos efeitos negativos provocados pelas chuvas, Eduardo disse que a Defesa Civil do Estado "continua apoiando os municípios dando o suporte que for necessário e está em alerta como sempre faz nesta época do ano."
Apesar de algumas áreas do Estado terem conseguido sair do colapso da falta de água, o fim do racionamento dependerá da existência de chuvas contínuas nas próximas semanas. A barragem de Pirama possui volume máximo de 60.880,246 metros cúbicos (m³) e foram aferidos neste final de semana 25.333, 838 m³, o que equivale a aproximadamente 42% de sua capacidade.
A previsão é de que até julho este número suba para 50% e em agosto Pirama possa atingir 90% de sua capacidade. O fim do racionamento no Recife, Jaboatão e Cabo irá beneficiar  1,3 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário