quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jaboatão e Estado reforçam trabalho integrado na segurança pública


A integralização da segurança pública entre os Governos Estaduais e Municipais deu mais um passo importante. É que o prefeito Elias Gomes recebeu o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Sales Damazio, na noite desta terça-feira (07/05), para o lançamento do Programa Polícia Amiga no bairro de Guararapes, em Jaboatão.
O Programa foi apresentado aos moradores pelo Coronel José Lopes de Souza. “Por entendermos que a polícia deve ser menos repressiva e mais preventiva, pensamos em um projeto que trouxesse essa nova consciência. Logo a polícia estará mais próxima do cidadão, tratando-o como cliente e deixando de ser temida para ser admirada. Além disso, é muito bom poder contar com o apoio do município, já que o prefeito sempre abraçou a causa do Pacto Pela Vida”, enfatizou o Coronel.
Após a apresentação da equipe que irá atuar no bairro de Guararapes, o Coronel anunciou que “outra medida diferente do Polícia Amiga é que o grupo de policiais terá metas a serem alcançadas, bem como a população vai avaliar a atuação deles. Dois policiais serão escolhidos, e, numa cerimônia no bairro, receberão certificados. O objetivo é estimular os profissionais e envolver a comunidade”, explicou o Coronel.
Contando com a participação de representantes das Igrejas Católica e Evangélicas, além de representantes de instituições de comércio, de escolas, de faculdades, e de líderes comunitários, o Programa prioriza a elaboração de roteiros de ronda policial, que será de 24h, com a participação de toda a comunidade. O líder comunitário Ricardo do Hip Hop destacou a importância dessa iniciativa. “Essa ação será muito importante para nós porque vai ajudar nossa comunidade no combate às drogas. A Prefeitura e o Governo do Estado estão de parabéns!”
De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Sales Damazio, essa ação é mais uma iniciativa do Governo Estadual para oferecer à população mais segurança. “Estamos investindo na capacitação e no aperfeiçoamento dos nossos servidores, e levando para as ruas policiais mais motivados. Temos primado para imprimir esse modelo de políticas públicas voltadas para a polícia comunitária: a repressão é para aqueles que insistem em transgredir as leis, mas para toda a sociedade, estamos levando esse modelo social”, afirmou Damazio.
O prefeito Elias Gomes, destacou que esse modelo de enfrentamento à violência torna a comunidade protagonista da ação. “A melhor forma de enfrentar um velho problema é criar novas soluções. E para consolidar as políticas públicas de segurança é preciso a participação de toda a comunidade. A cultura de Paz precisa residir em nossas famílias. O Estado faz a segurança da comunidade, mas é preciso fazer nosso dever de casa”, disse.
O Programa Polícia Amiga está presente, em todo o Estado, ao todo são 12. A Região Metropolitana do Recife tem nove bairros que contam com esse novo modelo de polícia integrada com a comunidade. Caruaru, Petrolina e Vitória de Santo Antão contam com um cada. A estrutura de cada unidade conta com duas viaturas, duas motocicletas, dois celulares e um efetivo de 12 PMs. Os moradores do bairro de Guararapes podem entrar em contato com os policiais do Programa pelos números 9488-7601 e 9488-7602.
ENCONTRO
Antes da solenidade de lançamento do Programa Polícia Amiga, o prefeito Elias Gomes recebeu, na sede da Prefeitura, em Prazeres, o secretário Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, para debater as políticas públicas integralizadas entre os Governos Estadual e Municipal. O encontro também contou com a presença de representantes das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, além de secretários da atual gestão da cidade. 
Na ocasião, foi apresentada a nova secretaria municipal, a de Segurança Cidadã e Ordem Pública, que será assumida por Elmo Freitas. Segundo ele, o encontro foi para reafirmar a importância do trabalho conjunto e, sobretudo, para contribuir com as ações do Pacto Pela Vida. “Hoje é um momento muito significativo, pois, estamos unindo forças para que a população tenha mais segurança”, afirmou Elmo.
O secretário Wilson Damázio ressaltou os investimentos que estão sendo feitos nos bairros, para que os casos de violência sejam reduzidos, cujas iniciativas estão integradas ao Pacto pela Vida, e Jaboatão dos Guararapes faz parte destas ações. “A criação dessa secretaria (a de Segurança Cidadã e Ordem Pública), mostra o compromisso da atual gestão em colaborar conosco, o que só vai trazer benefícios”, afirmou.
“Periodicamente, nos reunimos com os representantes da segurança pública para trabalharmos juntos, o que nos possibilitar fazer um trabalho mais eficaz. É investir na prevenção. Paralelo ao trabalho em parceria que desenvolvemos com o Pacto Pela Vida, desenvolvemos diversas ações, principalmente com a juventude, para que não sejam vítimas da violência, como cursos de qualificação e mostras culturais e esportivas “, assegurou Elias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário