quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jaboatão participa de intercâmbio na Itália

Nesta quarta-feira (29/05), o prefeito Elias Gomes, o secretário executivo de Educação do município, Francisco Amorim e a coordenadora de Educação Infantil, Gilvaneide Burégio, vão viajar para a Itália para participar de um Intercâmbio na cidade de Reggio Emilia, cidade referência mundial na Educação Infantil. O encontro terminará na próxima sexta-feira (05/06), e os custos da viagem e estadia são por conta do Instituto C&A. Além de Jaboatão, o município de Olinda também terá a representação de gestores no evento.
O objetivo do intercâmbio é fortalecer a atuação dos gestores públicos nas políticas públicas da infância. Com isso, o grupo deverá conhecer e vivenciar uma experiência de Educação Infantil pública de referência mundial; participar de um evento educativo que mobiliza a cidade; aprofundar a compreensão da experiência de qualidade na primeira infância; e refletir sobre ações fundamentais nas creches e pré-escolas como a qualidade dos ambientes, com foco no desenvolvimento da criança, na documentação pedagógica e na parceria com a família e comunidade.
Para o prefeito Elias Gomes, esse convite “expressa o trabalho que o município tem desenvolvido na melhoria na qualidade da nossa educação e as perspectivas de crescentes melhorias na formação de nossas crianças com repercussão em sua vida escolar”. O gestor ainda acrescentou a importância dessa modalidade de ensino para a formação cidadã. “O Ensino Infantil tem repercussão em toda a formação, oferecendo-lhes bases consistentes para o seu desenvolvimento cognitivo”, destacou.
PARCERIA
A Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Educação, tem uma parceria com o Instituto C&A, com o Projeto Paralapracá. Voltado para a Educação Infantil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições dessa modalidade de ensino.
Em Pernambuco, apenas Jaboatão dos Guararapes teve o convênio com o Instituto renovado para dar continuidade ao programa Paralapracá por mais 12 meses. Na primeira edição, entre 2010 e 2012, 18 escolas em Jaboatão participaram do programa. Este ano, mais 27 novas escolas receberam o Paralapracá. Um dos critérios para que a unidade de ensino seja inserida no projeto é ter quatro ou mais turmas da Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário