segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morte de Hebe Camargo


 Morre Hebe camargo, a maior apresentadora da TV brasileira
O Brasil perdeu na madrugada de sábado (29),sua maior apresentadora de TV, Hebe Camargo. Ela estava em sua casa e morreu aos 83 anos , após uma parada cardíaca. Hebe lutava contra um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010.

Trajetória

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, nasceu em Taubaté (SP), em 8 de março de 1929. Foi  apresentadora de televisão, atriz, humorísta e iniciou a carreira como cantora, fazendo aparições na TV Tupi.

Em 1955 estreou como apresentadora no programa O Mundo é das Mulheres, na TV Carioca. Depois disso, Hebe passou a conduzir um prograna dominical que levava seu nome, na TV Record.

Por aproximadamente dez anos, Hebe afastou-se da televisão para dedicar-se ao filho. Após esse período, voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em  1986, entrava no ar o Programa Hebe, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em 2011.

Nesta semana, havia sido anunciado o retorno de Hebe ao SBT, sobre o qual a apresentadora se pronunciou em sua conta no Twitter: "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!"

Com mais de 60 anos de carreira na televisão brasileira, Hebe popularizou a expressão "gracinha", com a qual elogiava seus convidados. Outra marca da apresentadora, era dar selinhos em seus entrevistados.

A doença

A luta de Hebe Camargo contra o câncer no peritônio começou em 2010, quando a doença foi diagnosticada. Depois de fazer todo o tratamento, ela anunciou que estava curada.

O peritônio é a membrana que reveste o abdômen e todos os órgãos que ficam nessa parte do corpo. O câncer de peritônio é um dos mais raros no Brasil. Atinge cinco pessoas em cada grupo de 100 mil pessoas. Como comparação, o câncer de mama aparece em 52 pessoas para cada 100 mil.
Em 2011, a doença voltou. E hebe foi submetida a novos procedimentos médicos. Nesta última semana, o estado de saúde dela tinha piorado bastante.

A apresentadora  ficou internada pela última vez no Hospital Albert Einstein no mês passado. Ela tinha dificuldade para se alimentar e, no hospital, recebeu vitaminas, proteínas e todos os nutrientes por sonda. Foi quando os médicos perceberam que os remédios contra o câncer já não faziam mais efeito. Quando ela saiu de lá, há 34 dias, já tinha decidido, com a família e a equipe médica, ficar em casa.

“No momento em que o hospital deixa de oferecer para o paciente uma oportunidade de cura e que existe a possibilidade de se montar uma estrutura em casa, não tem porque tirá-la do seu conforto. Foi montada uma estrutura dentro da residência dela com médicos, enfermeiras e todo o suporte que ela poderia ter no hospital”, afirma Dante Senra, cardiologista de Hebe.

O médico que cuidava do coração da apresentadora esteve com ela todos os dias nas últimas duas semanas de vida.O cardiologista explica que o coração feliz e saudável de Hebe Camargo só parou quando o câncer ficou incontrolável. "Eu guardo a imagem de uma mulher alegre, que gostava da vida, que acha que vale a pena viver e lutar pela vida", destaca Senra.

A despedida

O velório da apresentadora, foi início da noite de sábado (29), e aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, no bairro do Morumbi.

Coberto com um manto que exibe a foto de Hebe Camargo sorrindo, com o microfone na mão, o filho da apresentadora, Marcello, foi um dos primeiros a entrar no velório.

O cantor Roberto Carlos, a quem Hebe Camargo costumava sempre se referir com muito carinho, declarou emocionado: "A Hebe é a pessoa mais maravilhosa. É um símbolo. Ela vai deixar saudades no meu coração e no coração de todos os brasileiros", comentou o cantor.

O apresentador do programa "A Praça É Nossa", emocionado, Carlos Alberto de Nóbrega, disse que já esperava que a apresentadora não voltasse ao SBT. "É meio difícil falar, ela era uma grande amiga e colega, foi madrinha do meu casamento. Ela estava sofrendo muito, sabíamos que ela não conseguiria estrear novamente no SBT. Foi um grande gesto do Silvio Santos ter assinado um contrato com ela novamente."

Acompanhado da mulher, Silvio Santos chegou sem falar com os jornalistas, conversou com amigos e se despediu da apresentadora dando um selinho, gesto que nunca tinha feito em público até então. Os selinhos eram uma forma de Hebe demonstrar carinho por fãs e pelos amigos.

O adeus

O corpo de Hebe Camargo foi enterrado no cemitério Gethsêmani, no Morumbi, às 10h30 deste domingo. Durante a cerimônia, fãs ultrapassaram o cordão de isolamento e acabaram se misturando a artistas e familiares que prestavam as últimas homenagens. Cerca de 1500 pessoas passaram pelo cemitério, algumas pisaram sobre outros túmulos para conseguir se aproximar do local que era sobrevoado por quatro helicópteros.

Antes de chegar ao local do enterro, o cortejo circundou o Palácio dos Bandeirantes e fez um percurso de três quilômetros pela Avenida Morumbi em um carro de bombeiro escoltado por seis batedores da Polícia Militar.

O caixão, que foi enfeitado com rosas colombianas, as preferidas da apresentadora, foi carregado por guardas de honra da Polícia Militar. Uma bandeira do Brasil também foi colocada sobre o caixão. Coroas de flores, enviadas por familiares e personalidades como a presidente Dilma Rousseff e os apresentadores Luciano Huck e Angélica, que estavam no Palácio ao lado do caixão, também foram levadas ao cemitério.

Missa de Padre Marcelo

Na manhã deste domingo, o padre Marcelo Rossi celebrou uma missa no velório da apresentadora com a presença de personalidades da política e da televisão. No momento da unção, o padre brincou e disse que não podia bagunçar o cabelo da apresentadora. “Cuidado com o cabelo dela senão ela ficará brava comigo lá no céu". A cerimônia foi encerrada com duas músicas de Roberto Carlos, "Jesus Cristo" e "Como É Grande O Meu Amor Por Você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário