quarta-feira, 24 de outubro de 2012



Boa notícia. MPF denuncia prefeito de Panelas por burlar licitação


Ele é acusado de irregularidades nas compras de frangos, carne moída e ovos feitas em 2004 com recursos repassados ao município pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, denunciou o prefeito do Município de Panelas (PE), Sérgio Barreto de Miranda, por crime de responsabilidade.O homem é ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que defende o interesse das prefeituras do Estado.

Em vez de efetuar uma única compra, por meio de processo licitatório, o prefeito fracionou as aquisições - de maneira fraudulenta - em lotes menores, pois despesas inferiores a 8 mil reais podem ser feitas por dispensa de licitação.
Para o MPF, Sérgio Miranda cometeu o crime previsto no artigo 1º, inciso XI, do Decreto-lei nº 201/67 (“adquirir bens, ou realizar serviços e obras, sem concorrência ou coleta de preços, nos casos exigidos em lei”).

Foro privilegiado - A denúncia do MPF foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), e não à primeira instância da Justiça Federal, porque prefeitos têm foro privilegiado em processos criminais.
Se a denúncia for recebida pelo Tribunal, Sérgio Miranda passará a ser réu em ação penal. Se condenado, ele poderá receber pena de detenção, de três meses a três anos, além de tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário