sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Boato sobre abono extra do PIS gera correria a agências da Caixa

Um boato que começou no boca a boca e tomou grandes proporções nas redes sociais fez com que vários trabalhadores beneficiários do Programa de Integração Social (PIS) corressem às agências da Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (18), em busca de um suposto novo abono extra. O rápido interesse pelo benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 622), foi tamanho que a Caixa suspendeu o número da central de serviços por conta do pico de ligações.

Segundo as informações divulgadas nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut, e apuradas pela reportagem do Diario, os beneficiários que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2010 (governo Lula) teriam direito ao abono extra. As orientações repassadas de forma simultânea diziam, ainda, que os beneficiários deveriam se dirigir a um posto de atendimento da Caixa ou casa lotérica com o número do PIS ou ligar para a central de atendimento (0800 726 0207). Depois, bastaria confirmar os dados para saber o dia exato em que o dinheiro seria creditado na conta. 

Muitas pessoas, inclusive, informaram que o crédito estaria disponível nesta quinta-feira (18). O repositor Helder da Costa Santos, 33, foi um dos que correram à agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife, em busca de informações sobre o suposto abono. Ele afirmou à reportagem do Diario que ficou sabendo do assunto através de amigos. Por isso, foi até à agência na hora do almoço saber mais detalhes.

“O que eu fiquei sabendo foi que trabalhadores com carteira assinada na época do governo de Lula iam receber esse dinheiro extra. Me disseram também que teria sido um erro de cálculo no pagamento do PIS. Eu nem cheguei a ligar para o número da central telefônica, mas já soube que o sistema estava fora do ar por causa das ligações a todo instante”, disse Helder. “Escutei o boato e vim conferir mesmo se existe dinheiro”, completou. 

As informações gerais sobre o suposto abono extra eram totalmente desencontradas. O único ponto em comum, de acordo com a apuração da reportagem, era de que o benefício seria pago a quem trabalhou com carteira assinada de 2007 a 2010. “Eu liguei para a central telefônica e confirmaram o pagamento para hoje. Mas não sei se é do PIS normal, que eu já resgatei, ou se é mesmo um dinheiro extra. ”, disse a dona de casa Patrícia Ramos, 36.  “Só vim até a agência para saber se é verdade mesmo”, destacou. 

Com a propagação desenfreada das informações sobre o “benefício independente”, alguns internautas tratarem de desfazer o mal-entendido. Alguns sites chegaram a publicar que o aconteceu foi um erro no sistema da Caixa em relação ao pagamento do PIS para um determinado número de beneficiários, onde algumas empresas esqueceram de declarar a RAIS à CEF. A reportagem do Diario entrou em contato com a assessoria de comunicação da Caixa, nas superintendências regional (Recife) e nacional (Brasília). O órgão confirmou que as informações divulgadas nas redes sociais são um engano e que a qualquer momento o banco vai se pronunciar de forma oficial sobre o ocorrido.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário