quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Grêmio repete primeiro turno, derrota Sport e assume vice-liderança !



As imagens de Sport 1 x 3 Grêmio (Foto: Aldo Carneiro)Sem perdão, o Grêmio venceu o Sport por 3 a 1 na Ilha do Retiro, na noite desta quinta-feira, e assumiu a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, já que supera o Atlético-MG no número de vitórias – ambos tem 56 pontos. A estratégia traçada na Ilha do Retiro deu certo, e o Tricolor usou os chutes de fora da área, com Anderson Pico e Marquinhos, para construir o placar. Leandro, teve boa atuação e também balançou a rede.
SPORT 1 X 3 GRÊMIO
Técnico: Sérgio Guedes.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Foi o primeiro triunfo fora de casa do time gaúcho no segundo turno. Os pernambucanos, com 27 pontos, permanecem na 17ª colocação, na zona de rebaixamento, só que agora a oito pontos do Bahia, 16º colocado. 
Na próxima rodada do Brasileirão, o Tricolor enfrenta o Botafogo, às 18h30 de domingo, no Olímpico. O Sport duela com o Atlético-MG, às 16h, no mesmo dia, no Independência.
LEANDRO INFERNIZA, PICO MARCA
A faca e o queijo estavam na mão do Grêmio. A expressão popular brasileira explica muito bem como os gaúchos entraram no gramado da Ilha do Retiro na noite desta quinta-feira. Depois do rival Internacional ter goleado o Atlético-MG, precisava ganhar para assumir a segunda colocação do Brasileirão. Foi o que fez.
O Sport até iniciou a partida melhor que os visitantes. Tinha necessidade talvez maior até que a dos tricolores, já que se encontra na zona de rebaixamento. Palmeiras, adversário direto, enfrentava o Coritiba ao mesmo horário. Como se fosse final de campeonato, tal a sincronia. O Leão pecou pelos inúmeros cruzamentos, todos afastados, e a ineficiência de Gilsinho e Gilberto como dupla de ataque. 
Sem criar, os pernambucanos se resumiram a um chute de Felipe Azevedo no primeiro tempo, que levou perigo à meta de Marcelo Grohe. Os gremistas, por outro lado, não se cansaram de tentar. A principal oportunidade foi com Leandro, aos 14 minutos, quando o atacante entrou livre na frente de Magrão, mas arrematou sobre o gol pernambucano.
Leandro, por sinal, foi o melhor jogador do Grêmio na primeira etapa. Depois de ser protagonista na virada gremista sobre o Rubro-Negro na partida no Olímpico, ao marcar dois gols, infernizou a defesa rival com velocidade e movimentação. Foi o atacante que cruzou para Kleber tocar com a mão na bola e receber o terceiro cartão amarelo e desfalcar o time para o próxima rodada, contra o Botafogo.
No apagar das luzes dos 45 minutos iniciais, um personagem deste Grêmio de 2012 fez seu primeiro gol com a camisa gremista. Ao menos, em seu recomeço. Anderson Pico arriscou de fora da área – estratégia anunciada dos gaúchos – e venceu Magrão. Antes de chegar à bola espirrada pela defesa, o lateral-esquerdo escorregou, em uma boa metáfora para sua carreira. Destaque em 2008, o camisa 29 ficou três anos emprestado por conta de seu comportamento. Com Luxemburgo, retoma o rumo. Vaias para os donos da casa na saída ao vestiário.
GRÊMIO CONSOLIDA SEGUNDA COLOCAÇÃO 
O Sport voltou com Renan na vaga de Moacir e ímpeto renovado. Testou Marcelo Grohe em três vezes, com chutes de fora da área. Mas se descuidou na defesa. E no espaço vazio, o destaque da etapa inicial finalmente acertou o alvo. Como no primeiro turno, Leandro ganhou na corrida dos defensores, após arrancada na esquerda, e cutucou a boola na saída de Magrão para fazer o segundo, aos seis minutos.
Os protestos aumentaram. Faixas com "Fora, Dubeux!" e "Gustavo Dubeux, por que você não cai fora?", contra o presidente do clube rubro-negro, pipocaram nas arquibancadas. A situação ainda piorou quando Marquinhos arriscou chute de fora da área aos 11, após jogada de Leandro, e ampliou para 3 a 0. A torcida pernambucana virou tricolor, já que a vaia pegou contra os jogadores do Sport.
Apesar de Luxemburgo poupar jogadores – tirou Kleber e Léo Gago, colocou André Lima e Vilson –, o Grêmio continuou com ritmo alto. O Sport, naturalmente, partiu para cima querendo descontar. Henrique, ex-São Paulo, entrou na vaga de Gilberto. Mas nada animava a "Turma da Fuzarca". Muitos torcedores deixaram o estádio ainda na metade do segundo tempo.
Com a aproximação do fim da partida, o Sport passou a ocupar mais o campo ofensivo. O Grêmio se postou mais atrás, para esperar o contra-ataque. Teve com Leandro mais uma chance, desperdiçada. Os donos da casa centralizavam o jogo em Hugo, que acertou pouco. Só que aos 34 o meia foi derrubado por Souza na área. Pênalti batido e convertido pelo próprio. O gol, porém, mal foi comemorado por jogadores e torcida.
Melancolicamente para o Sport, com muita festa por parte do Grêmio, chegou a hora do apito final do árbitro Francisco Carlos Nascimento, único do quadro Fifa na rodada. A pressão pernambucana não surtiu efeito e o placar não ganhou novos números.
FICHA TÉCNICA
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data/Horário: 11/10/2012 - 21h
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Renda/Público: Não divulgados
Cartões Amarelos: Gilsinho e Renan (SPT) Kleber e Werley (GRE)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Anderson Pico, aos 44'/1ºT (0-1); Leandro, aos 5'/2ºT (0-2); Marquinhos, aos 9'/2ºT e Hugo, aos 34'/2ºT (1-3)
SPORT: Magrão; Cicinho, Aílson, Bruno Aguiar e Renê (Reinaldo - 28'/2ºT); Rithely, Moacir (Renan - Intervalo), Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho e Gilberto (Henrique - 14'/2ºT). 
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Léo Gago (Vilson - 23'/2ºT), Marco Antônio (Rondinelly - 43'/2ºT) e Marquinhos; Leandro e Kleber (André Lima - 6'/2ºT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário