segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Após ser eleito no Recife, Geraldo Julio diz que não pretende descansar


Mesmo após o ritmo puxado da campanha, o prefeito eleito Geraldo Julio(PSB) não pretende parar para descansar. Na manhã desta segunda-feira (8), Geraldo recebeu jornalistas em casa durante o café da manhã com a família e conversou sobre o que pretende fazer até a posse, no dia 1º de janeiro, além das primeiras ações como prefeito a partir de então.
O primeiro passo, afirma o prefeito eleito, é organizar uma agenda de transição com o atual prefeito, João da Costa (PT), e estudar a nova composição do governo. "Temos que começar a trabalhar imeditamente, a cidade do Recife pede por isso. Três meses é pouco tempo para se fazer uma transição dessas, precisamos pensar em equipe, organizar como vai ser o governo e conversar com o atual prefeito", disse Geraldo.
Durante a conversa, ele aproveitou para agradecer mais uma vez o apoio da família e da população recifense, atribuindo a vitória à capacidade de ouvir as pessoas. "Nós fizemos um programa de governo após escutar os problemas da cidade, o que as pessoas queriam. Acredito que o povo se viu refletido em nosso programa de governo, viu nele as respostas, a mudança que espera para a cidade", explica o prefeito eleito.
Geraldo recebeu jornalista no café da manhã (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Após tomar posse no dia 1º de janeiro, a primeira ação de Geraldo Julio deve ser um mutirão de limpeza e organização urbana, com começo no dia 2 de janeiro, se estendendo por quantos meses forem necessários. "Vemos muito lixo na cidade, o Recife está sujo, metralha nas calçadas... Precisamos mobilizar o governo municipal e também a sociedade para resolver essa questão", acredita. Córregos, rios e calçadas estão entre os focos desse mutirão.
As calçadas, por sinal, fazem parte também da visão de mobilidade e dos planos de governo. "Muitos recifenses utilizam as calçadas. Já é difícil para quem não tem problemas circular por elas, quanto mais quem empurra um carrinho de bebê ou usa cadeira de rodas", ponderou Geraldo, que lembrou ainda a importância de se criar corredores de ônibus, a fim de não haver mais disputa com os carros e melhorar o trânsito da cidade.
Essa é a primeira vez, desde a redemocratização, que o prefeito do Recife e o governador de Pernambuco são do mesmo partido. "Vamos fazer muitas parcerias com o governador Eduardo e também com a presidente Dilma. Acredito que ela também tem interesse no avanço do Recife, independe de partido político", ponderou.Quanto à segurança pública, o compromisso em aumentar a guarda municipal para ter um efetivo de 2.500 guardas foi reafirmado, assim como o projeto de investir em iluminação pública em locais de violência e a implementação do Pacto Pela Vida municipal. "Pretendemos também, em parceria com o governo do estado, implantar mais câmeras no Recife e ter uma rede de monitoramento com mil equipamentos. Vai ser a capital com mais câmeras no país", afirmou o prefeito eleito.
De acordo com o prefeito eleito, a relação com os aliados políticos deve ser a melhor possível. "Vamos unir o Recife, acredito que só assim conseguiremos avançar. Os cargos públicos serão por mérito e competência", avisou.
Recife Antigo
Um dos pontos discutidos ao longo da campanha foi a questão da revitalização do Recife Antigo. Apesar de ainda estar estudando como as mudanças poderão ser feitas na cidade, Geraldo Julio já tem alguns     pontos definidos sobre o bairro. "Aos domingos, vamos fechar o Recife Antigo para dar espaço para a população, para ser uma área de lazer. Outro ponto é incentivar moradia e pousadas, para que o bairro tenha rotina noturna, além de restaurantes. É preciso essa rotina para que tenha vida", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário