sábado, 6 de outubro de 2012

Gestão petista e candidato do PSB são alvos de críticas em debate em Recife


A gestão petista na Prefeitura de Recife e o candidato do PSB, Geraldo Julio, foram os principais alvos das críticas feitas durante o debate promovido pela TV Globo na capital pernambucana, encerrado na madrugada desta sexta-feira (5).
O socialista, que lidera a pesquisa Datafolha com 41% das intenções de voto, foi acusado pelo petista Humberto Costa de ampliar o endividamento da Prefeitura de Petrolina (PE) além do permitido por lei, quando trabalhou como secretário de Fazenda do município.
Geraldo também foi criticado por apoiar uma PPP (Parceria Público-Privada) na área de saneamento. Seus adversários afirmaram que o processo poderá levar a um aumento na conta de água, que ele nega.
Humberto, que em dez dias perdeu a segunda colocação na pesquisa Datafolha para o tucano Daniel Coelho, também atacou o prefeito de Recife, João da Costa, que pertence ao seu próprio partido e apoia a PPP.
"Não sou obrigado a concordar com tudo o que o João da Costa faz", disse o petista. "Muito pelo contrário, até por discordar de muita coisa eu sou candidato", afirmou Humberto, indicado para a disputa após a cúpula do PT vetar a tentativa de reeleição do prefeito.
Geraldo Julio negou irregularidade no empréstimo e disse que não tinha nada a esconder. "O empréstimo foi assinado antes de minha chegada em Petrolina, e quem tem autorização para assinar qualquer empréstimo é o prefeito, não o secretário", declarou.
O candidato socialista, que no debate anterior cedeu três direitos de resposta por criticar seus adversários, desta vez evitou os ataques, apesar de ser o principal alvo deles. Optou por ressaltar suas propostas de governo, que registrou em cartório.
Daniel Coelho, questionado por Mendonça (DEM) sobre a viabilidade de sua proposta de implantar teleféricos nos morros da cidade, disse que o projeto era "sucesso absoluto" no Rio de Janeiro, Bogotá e Medellín.
"Cidades como o Rio, mais rica que a nossa, e Medellín, mais pobre que a nossa, adotaram o teleférico, e essa é a medida mais barata para tirar as pessoas das áreas de difícil acesso", declarou o tucano.
Mendonça respondeu que conhece os projetos implantados, e que o custo da obra equivale a de outros projetos mais compatíveis com os recursos da prefeitura. "É possível construir um corredor exclusivo de ônibus num padrão VLT, quase um metrô sobre rodas." O candidato do PCB, Roberto Numeriano, também participou do debate. Douglas Sampaio (PRTB) não compareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário