sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão dos Guararapes é um município pertencente à Região Metropolitana do Recife. Ele é o segundo mais populoso do estado, 9º do Nordeste e 26º do Brasil.
comércio
O comércio é o setor mais forte do municipio, a cidade tem grandes bairros comerciais como Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro, o Mercado de Cavaleiro é o maior do estado, no bairro de Prazeres também se encontra um dos maiores e mais movimentados shopping's do estado o Shopping Guararapes; ainda em Prazeres encotra-se dois grandes supermercados atacadista a Atacadão e o Assaí Atacadista.      Industria

Jaboatão por ficar entre Recife e Suape acaba sendo alvo de varias empresas que querem ficar entre o porto e os grandes centros, exemplo disso são as fábricas da Coca-Cola e da Vitarella, existem também muitas empresas de Logística como o Centro de Distribuição da Rede Wal-Mart, e varias transportadoras entre elas a Rapidão Cometa.

Turismo

A cidade é muito visita por por turistas por suas praias onde são encontrados grandes hoteis de 5 estrelas, o Monte do Guararapes palco da Batalha dos Guararapes também é muito visitado por ter a primeira igreja feita em cerâmica do Brasil, o municipio também tem muitas belezas naturais como a Lagoa Olho D'água em processo de despoluição e a Lagoa Azul que em breve será um parque aquático.

Clima

O clima de Jaboatão dos Guararapes uma cidade banhada pelo oceano Atlântico, é considerado Tropical úmido, a classificação climática de Köppen corresponde ao tipo As´, com alta umidade relativa do ar no decorrer do ano por causa de massas de ar vindas do oceano atlântico. A temperatura média anual fica por volta de 24,5 °C. A máxima mensal atinge 31 °C e a mínima 17 °C, apresentando uma amplitude térmica anual de 14 °C.

Apresenta duas estações o Verão (estação seca) e o Inverno (estação chuvosa).

No verão, é bastante quente e úmido. A temperatura no decorrer do verão varia de 23 °C podendo chegar a 31 °C. Apresentando amplitude térmica de 8 °C, com poucas chuvas não passando dos 90 mm mensais. Os ventos costumam ser alísios, os meses mais quentes são: dezembro, janeiro, fevereiro e março com poucas chuvas de verão. Os meses mais secos são: outubro e novembro. A estação vai de Setembro (início do verão) a Fevereiro.

No inverno, as temperaturas são amenas e confortáveis, chove bastante na maioria dos dias. A temperatura mínima varia de 20 °C podendo chegar a máxima de 29 °C (com exceções). Os meses mais chuvosos são: abril, maio e junho variando de 200 mm a 350 mm por mês com tempestades de inverno em muitas vezes durante todo o dia. Os meses mais frios são: junho, julho e agosto tendo nesses meses ventos fortes e temperatura na madrugada podendo atingir 17 °C (com exceções). A estação vai de Março (início do inverno) a Agosto. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário