quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A liberdade para o conhecimento.


 Adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) de Jaboatão visitaram o Parque Histórico dos Guararapes.

Não só a beleza das praias de Jaboatão dos Guararapes que chama a atenção. Os monumentos históricos, espalhados pela cidade, resgatam a história de momentos que foram importantes para o Brasil, como a Batalha dos Guararapes, nas datas de 19 de abril de 1648 e 19 de fevereiro de 1649, contra os holandeses, no Monte dos Guararapes. A primeira data é considerada a origem do Exército Brasileiro, quando várias etnias brasileiras se uniram e lutaram em defesa do seu território.

Entre montes, igreja e praças, 22 jovens que são acompanhados  pela Casa de Semiliberdade (Casem), situada em Candeias, conheceram o Parque Histórico dos Guararapes, próximo ao local das batalhas. Uma oportunidade para o conhecimento. Liberdade para o saber. W.M.S, de 14 anos,  estava atento às explicações durante visita no mirante André Vidal de Negreiros, no monte. “Conheço alguns lugares, mas não sabia sobre a história de Jaboatão. Gostei de conhecer”, contou.

O parque também inclui o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, que fez parte do roteiro. A sua construção, nas primeiras décadas do século XVIII, foi um agradecimento do general Francisco Barreto de Menezes, pela vitória na Batalha dos Guararapes. “Como eles estão de férias escolares, por estarem em semiliberdade, criamos uma programação para que tenham acesso ao ambiente externo e à cultura. E essa atividade faz parte do processo de ressocialização, para que não se sintam excluídos”, explicou a pedagoga do Casem, Ubiracira Lima da Cruz.

Os jovens também passaram pelo Mirante Henrique Dias, Bosque do Pau-Brasil e a Praça dos Canhões. Para a coordenadora de Patrimônio Histórico, Idalice Laurentino, a participação de iniciativa como essa é a quebra de paradigmas. “O preconceito ainda existe contra eles. Para que isso acabe, os adolescentes precisam desse trabalho (o de inseri-los na sociedade). Em parceria com a Prefeitura, levamos a cultura como ferramenta, principalmente, de inclusão social”, ressaltou
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário