sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cursos para cuidar da terceira idade!!


Capacitar os profissionais para oferecer uma melhor qualidade de vida a terceira idade. É dessa maneira que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Mulher e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realiza o curso de cuidador de idoso, iniciado em novembro do ano passado.   
As aulas são realizadas na Associação João de Deus, no Córrego da Batalha, Regional Guararapes, de segunda a sexta-feira. São 4h diárias de capacitações teóricas e práticas. Temas como Meio Ambiente, Ética, Trabalho, Processo de Envelhecimento e Humanização na Assistência, Estatuto do Idoso, a profissão de cuidador de idosos, os direitos trabalhistas e os grandes problemas na saúde são abordados. 
De acordo com Jozevalda Venâncio Caetano, enfermeira sanitarista que leciona as aulas do curso, a força de vontade das alunas facilita na aprendizagem. “A turma é composta de pessoas com faixas etárias diferenciadas. Apesar disso, a força de vontade de aprender e vencer na vida faz toda diferença no aprendizado. Nossa intenção é inseri-los no competitivo campo profissional”, destacou. 
“Há dois anos trabalho com idosos, mas sem nenhuma especialização específica. Quando surgiu a chance, não pensei duas vezes e resolvi me habilitar para poder conseguir um trabalho com uma remuneração melhor”, afirmou Ivania Maria da Silva, residente no bairro de Cajueiro Seco. 
Já Almanita Marinho Silva, cozinheira por formação, enxergou no curso uma chance de abrir o leque de oportunidades. “Nunca tinha atuado nessa área em minha vida. Soube da ação e achei que seria bom melhorar minhas habilidades. Nunca se sabe o dia de amanhã”, comentou. 
Ao todo, 25 mulheres participam da capacitação. A perspectiva, de acordo com o SENAC, é que após o curso, que será finalizado no dia 20/02, todos os concluintes sejam inseridos no mercado de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário