sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Programa patrulha nos bairros.


Os bons resultados alcançados pelo Programa Patrulha do Bairros fez o Governo do Estado ampliar a atuação do serviço. Por conta do sucesso do servio, que consiste em colocar duplas de policiais militares em viaturas em todos os bairros de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, no Agreste do Estado, a frota em 2013 será aumentada em toda a Região Metropolitana (hoje são 170 viaturas e deve subir para 240 ainda no primeiro semestre). Na capital o serviço vai funcionar durante 24 horas.
A ampliação tem uma razão. A partir da data em que as viaturas da polícia voltaram a circular nas comunidades, em agosto de 2012, até dezembro, houve uma redução de 21,3% no número de crimes violentos contra o patrimônio no Estado. A queda é significativa, já que durante todo o ano passado o percentual de homicídios caiu apenas 6,3% em comparação a 2012, número bem inferior à meta de 12% estabelecida pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Apesar da queda do percentual de homicídios no Estado ter sido menor que a esperada, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, afirmou que a meta de conseguir uma queda de 12% permanece para 2013. “Teremos mais gente trabalhando, mais equipamentos nas ruas e melhores salários. Tudo isso nos dará suporte para que seja possível bater a meta este ano”, argumentou.

Entre as medidas anunciadas estão a contratação de mais 1.400 policiais militares e 630 escrivães e agentes da Polícia Civil. “Estamos trabalhando para que esses servidores sejam efetivados até março. Os policiais civis já estão passando por cursos e depois disso aguardaremos o aval da Secretaria de Administração. Quanto aos PMs, a nossa intenção é que no Carnaval eles já estejam nas ruas, em fase de estágio, e que sejam contratados em seguida”, ressaltou Damázio, destacando ainda para este ano o lançamento da Central de Flagrantes; ampliação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ganhará uma unidade em Paulista e outra em Jaboatão dos Guararapes, e início das obras do primeiro presídio de segurança máxima de Pernambuco, que funcionará em Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. Outra novidade aguardada pela população desde o ano passado e confirmada ontem é a inauguração do Projeto Praia Segura, prevista para o próximo dia 26. Vários postos serão instalados na orla de Boa Viagem, Zona Sul, onde bombeiros e PMs trabalharão integrados para garantir a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário