sexta-feira, 12 de julho de 2013

Estouro de adutora do Sistema Tapacurá interfere no abastecimento de água em 113 bairros do Grande Recife

Os moradores de mais de cem bairros do Grande Recife terão suas rotinas alteradas por causa de um estouro que ocorreu nesta sexta-feira (12) em uma adutora do Sistema Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata. São 84 bairros do Recife que vão adotar novamente o rodízio de água a partir desta sexta. O imprevisto também vai deixar 29 bairros de Jaboatão e todo o município de Camaragibe sem água até a próxima quarta-feira (17). A paralisação emergencial foi decretada pela Compensa para todo o sistema, responsável pelo abastecimento de 25% da Região Metropolitana do Recife. 

No Recife, alguns bairros, como Aflitos, Boa Vista, Encruzilhada e Madalena, devem receber água nesta sexta (12) das 20h até as 8h de sábado. O abastecimento retoma no próximo domingo (14) e terça-feira (16) do meio-dia às 8h do dia seguinte. Outros bairros, como Alto do Mandu, Boa Viagem, Casa Forte e Torre, terão água neste sábado (13), segunda (15) e quarta-feira (17), do meio-dia às 8h do dia seguinte. O município de Camaragibe e 29 bairros de Jaboatão dos Guararapes, como Totó, Cascata, Rocha Negra e Alto da Fábrica, ficarão sem água a partir de hoje (12) até quarta-feira (17). 

O superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno, disse que foram mobilizados 40 profissionais para realizar os reparos. “Precisaremos de 72 horas para os reparos, mais 24 horas para concluir o processo de cura e endurecimento do concreto e outras 24 horas para o enchimento da adutora, dos reservatórios e para a execução de manobras na rede de distribuição, que é a última etapa do percurso da água até as residências”, explica Genuíno.

Técnicos foram convocados pela Compesa para realizar vistorias de rotina nas linhas adutoras e desligar estações elevatórias, responsáveis pelo sistema de bombeamento. Antes mesmo de encontrar o ponto exato do rompimento, foram fechados os reservatórios e realizadas as manobras da rede de distribuição. “Pedimos a compreensão da população pelos transtornos, tendo em vista que não há como avisar antecipadamente sobre a paralisação de sistemas quando ocorrem acidentes”, completa o superintendente.
Confira o calendário de abastecimento divulgado pela Compesa:
http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/files/2013/07/calendario-compesa.jpg


Um comentário:

  1. Esse calendário divulgado pela Celpe é sempre uma mentira. Moro na Várzea e segundo o calendário estaria recebendo água ontem dia 13/07 das 12h ás 08h da manhã de hoje dia 14/07, porém isso não ocorreu. Estou sem água e sem previsão de chegar, pois infelizmente não acredito nesse rodizio informado, sempre ficamos sem água todo o período de conserto até a normalização.

    ResponderExcluir