segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cemit divulga nota de esclarecimento sobre interdição de praias do Grande Recife


46e2220a9c405baa34e8952baa0bd5a6.jpg

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) oficializou por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (29) seu posicionamento sobre recomendação do Ministério Público do Estado (MPPE) proibição do banho de mar em trechos de praias urbanas. Assim como a Secretaria de Defesa Social (SDS), o órgão também acredita que tal medida, entre outros fatores, é de difícil operacionalidade. A decisão foi tomada por unanimidade após reunião com a SDS na última quarta-feira (26).

O Cemit declarou ainda em nota que se coloca a disposição do MPPE e está disposto a expor os resultados dos estudos de tubarões nas praias do Grande Recife ao longo dos últimos nove anos. 

Confira a íntegra da nota de esclarecimento do Cemit:

"Em resposta a Recomendação n° 08/2013, expedida em 23 de julho de 2013 pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE, que recomenda ao Governo do Estado a proibição do banho de mar em trechos de praias urbanas, o CEMIT torna público que em reunião ocorrida na Secretaria de Defesa Social - SDS na ultima quarta-feira 24 de julho de 2013, com a presença dos membros efetivos e representantes do Governo do Estado, foi decidido por unanimidade que as recomendações formuladas deixam a desejar quanto ao embasamento técnico, são de difícil operacionalidade, têm eficácia contestável e causam considerável impacto ambiental. Por isso, o Comitê além de se colocar a disposição do MPPE, convida o Procurador Dr. Ricardo Coelho para a exposição dos resultados que vem obtendo ao longo dos últimos 9 (nove) anos, os quais são considerados altamente adequados para a mitigação da problemática de incidentes com tubarões. Por fim, aduzimos que o CEMIT responderá oficialmente ao MPPE no prazo estabelecido."

HISTÓRICO - Na última sexta-feira (26), o barco Sinuelo - responsável pelo estudo da presença de tubarões no mar do Grande Recife - voltou ao alto mar para uma varredura de seis dias pelas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Uma equipe com cinco profissionais - formada pelo mestre do barco, um engenheiro de pesca,  dois auxiliares de convés e um cozinheiro - retornará à costa nesta quarta-feira (31). Os trabalhos estavam interrompidos desde dezembro de 2012 e voltaram após a SDS liberar uma verba de 1,8 milhão de reais. 

Nesta operação, o grupo lançou dois espinhéis com 100 anzóis de 4 quilômetros cada e 20 linhas de espera  em dois pontos, um em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e outro perto da foz do Rio Jaboatão. Os equipamentos abrangerão um perímetro entre o Pina, na capital, e o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Os espinhéis são um primeiro escudo e ficam posicionados a cerca de 2,5 quilômetros da  costa, a uma profundidade que varia entre 14 e 16 metros, a depender da maré. As linhas  de espera, por sua vez, são colocadas mais perto da praia, em média 800 metros, a uma  distância vertical que vai de quatro a seis metros.

Atuando desde 2004, o barco já foi responsável pela captura de 60 tubarões-tigre e 14 do  tipo cabeça-chata. A média costuma ser de uma captura por mês. Os animais apreendidos  pelos aparelhos receberão sensores acústicos e por satélite e terão seus passos  monitorados pelo Cemit. Em seguida, serão levados pelo Sinuelo a uma área 37 quilômetros distante da costa.
ATAQUE - O comunicado foi liberado uma semana após um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem que resultou na morte da turista paulista Bruna Gobbi, de 18 anos. A jovem foi à Praia de Boa Viagem com uma prima e dois primos pernambucanos na manhã da última segunda-feira (22). Bruna já havia passado pelo município, onde vive a avó materna, e também por Surubim, no Agreste. A estudante, filha de pais separados, vivia na capital paulista com a mãe e uma irmã de 8 anos. No dia em que sofreu o ataque de tubarão, estava no mar com os primos quando começaram a se afogar. O ataque só foi percebido pelos parentes quando a garota foi retirada da água por bombeiros.
Fonte:NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário