quarta-feira, 31 de julho de 2013

Elias Gomes vê programa de educação infantil de Petrolina como alternativa aos modelos de creche do MEC

Agraciado duas vezes com o prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pelo Unicef/Fundação Abrinq, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, juntamente com a primeira dama do município e presidente da Fundação Municipal da Criança, foi a Petrolina, no Sertão do São Francisco, conhecer o programa de educação infantil Nova semente. “Trata-se de um programa bastante criativo, que tem a participação direta e a aprovação da comunidade”, observou Gomes, após conhecer algumas das 100 unidades do programa em companhia do prefeito Júlio Lóssio, na manhã desta terça-feira (30).
O programa Nova Semente foi concebido como uma alternativa à rigidez dos modelos de creches adotados pelo MEC, que segundo Elias acabam dificultando a implantação pelos municípios. O programa Nova Semente é uma parceria entre prefeitura, comunidade e a ONG Petrape, ligada à Igreja Católica. Explicou que o modelo reduz os custos bancados pela Prefeitura (a comunidade identifica e banca o aluguel do prédio). Com isso, 100 unidades já estão em funcionamento, atendendo seis mil crianças em horário integral, das 6h às 18h.
“Além de ser um modelo inovador e de baixo custo para a Prefeitura, o Programa Nova Semente apresenta um importante ingrediente, na medida em que agrega a responsabilidade da comunidade, que participa diretamente, na medida em que até as funcionárias, chamadas de sementeiras, são escolhidas entre mulheres da própria comunidade, inclusive sendo algumas delas mães de alunos das unidades em que atuam”, explicou Gomes.  
SIMAG
De anfitrião, o prefeito Júlio passa a ser convidado do prefeito Elias Gomes nesta quinta-feira (1º de agosto). O prefeito de Petrolina vai a Jaboatão conhecer o modelo de gestão e o sistema de monitoramento, que a exemplo da experiência de Petrolina, vem atraindo a atenção de gestores de todo o País.
Baseado em metas e com foco nos resultados, o moderno sistema de informações online chamado de Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (SIMAG) permite a Elias Gomes o monitoramento em tempo real, inclusive com imagens, de tudo o que está sendo realizado por sua administração, a qualquer momento, em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
O Simag foi decisivo para a conquista do prêmio Prefeito Empreendedor 2011 na modalidade Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável, concedido pelo Sebrae.
Essa ferramenta que integra o modelo de governança do município permite ao gestor o planejamento e a tomada imediata de decisões sobre qualquer obra ou ação da administração, como também fazer ajustes que possam dar mais velocidade e recomendações variadas, entre outras medidas. O modelo já foi apresentado a gestores de várias cidades brasileiras, inclusive capitais, a exemplo de Aracaju (SE), e Manaus (AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário