segunda-feira, 29 de julho de 2013

Campanha de vacinação contra o sarampo vai até a sexta-feira


 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

A campanha de vacinação contra sarampo, iniciada no último sábado (27) e com prazo até a próxima sexta-feira (2), não está tendo a adesão esperada. No sábado, apenas 1.366 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias foram imunizadas. A meta é de vacina 11.119. A Secretaria de Saúde do Recife orienta os pais a levarem os filhos a um dos 168 postos de saúde da rede municipal. 
A campanha do Ministério da Saúde é para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão do sarampo. No Recife, de janeiro a julho deste ano foram confirmados 13 casos da doença. Há outros 12 casos suspeitos sendo investigados. 
É importante que os responsáveis apresentem os cartões para serem atualizados. O novo calendário do Ministério da Saúde, implantado no início de 2013, define que a segunda etapa da vacina deve ser aplicada após 15 meses. No formato anterior, era ministrada entre os 4 e 6 anos de idade. 
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea). A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.
    Fonte:JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário