domingo, 28 de julho de 2013

Fim de linha para a Kombi

Apresentado em exposições da marca pelo mundo, modelo futurista pode servir de base para a nova Kombi / Foto: Divulgação

Apresentado em exposições da marca pelo mundo, modelo futurista pode servir de base para a nova Kombi

Foto: Divulgação

Quando a primeira Kombi saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo, em setembro de 1957, ela dividia as ruas com poucos modelos, como DKW Vemag, Jeeps Willys e Fusca, que, na época, ainda era chamado de Volks Sedan. Hoje, 56 anos depois, todos eles já deixaram há muito tempo as linhas de produção. Menos a Kombi. O Brasil é o único País a produzi-la.
Mensalmente são vendidas cerca de 1.800 unidades. No ano passado, 26 mil Kombis novas foram emplacadas, o que a tornou o furgão mais vendido do mercado nacional. O bom desempenho nas vendas, no entanto, não foi suficiente para garantir mais alguns anos de existência. A Kombi deve sair de linha até o final deste ano. E o motivo é simples. A velha senhora, como é conhecida entre os fãs, não se adaptou aos novos tempos.

O que se comenta é que a engenharia da Volkswagen não conseguiu instalar de forma eficiente um airbag duplo, equipamento obrigatório em todos os carros nacionais a partir do próximo ano. Era de se imaginar, afinal o projeto original da Kombi é do fim dos anos 40 do século passado (veja matéria abaixo). O freio ABS, outra exigência da legislação para 2014, conseguiu ser adaptado. Mas não foi o suficiente para garantir um tempo de vida maior à velha guerreira.

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1982, Kombi picape cabine dupla
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A reportagem do JC contactou a Volkswagen sobre o futuro do modelo. A fábrica respondeu, através de sua assessoria, que reconhece os desafios impostos pela legislação - que determina a adoção do ABS e airbags. Em relação à Kombi nesse novo contexto, a Volks respondeu que “não comenta assuntos estratégicos de produto”. Outra pista em relação ao fim do carro nacional mais antigo em produção é que a linha de montagem da Kombi é a única que não pôde ser automatizada. A montagem de sua carroceria demanda mão de obra de muitos operários, algo fora da realidade atual.
HISTÓRIA - A Kombi nasceu da sugestão do comerciante holandês Ben Pon, que no final dos anos 1940 sentiu a necessidade de um veículo leve e resistente para transporte de cargas numa Alemanha que começava a se refazer dos estragos da Guerra. Ele sugeriu à Volkswagen a criação de um utilitário feito a partir do chassis do Volkswagen Sedan. Seu lançamento mundial aconteceu no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1951.
Em 1953, ela já era montada e vendida no Brasil. A fabricação no País começou quatro anos depois, com motor 1.2 de apenas 30 cavalos. A Kombi teve sua produção encerrada na Alemanha na década de 70. No Brasil seguia firme, ganhando, inclusive, uma versão picape.
  Fonte:JC

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