terça-feira, 23 de julho de 2013

Após novo ataque de tubarão, MPPE recomenda ao Governo de PE interdição de praias

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu nesta terça-feira (23) uma recomendação ao Governo de Pernambuco e ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para que praias do Recife sejam interditadas para banho de mar por causa dos ataques de tubarão.
Maré alta, mês de chuva e lua cheia aumentam chance de ataque de tubarão

Família de vítima de ataque de tubarão pretende processar o Estado

De acordo com a recomendação, ficaria a cargo do Cemit identificar as áreas que precisam da proibição e os períodos do ano. "O comitê já tem as estatísticas dos locais com histórico de acidentes, como em frente ao Edifício Acaica e à Igreja de Piedade", apontou o promotor de Justiça de Meio Ambiente da Capital, Ricardo Coelho, responsável pela ação.

Ele lembra que já existem cinco decretos proibindo a prática de surfe e outros esportes aquáticos em algumas áreas, mas que não vetam banhos de mar.

A recomendação foi encaminhada ao procurador Geral do Estado, Thiago Norões, e à presidente do Cemit, Rosângela Lessa. O Governo tem 15 dias para se posicionar. Caso não acate, Coelho avisa que pretende ingressar com uma ação civil pública.

A discussão em torno dos ataques de tubarão voltaram à tona após um novo caso, registrado nessa segunda (22). A vítima é a adolescente paulista Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que tomava banho de mar em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando foi mordida. Ela chegou a ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira e, depois, encaminhada ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu menos de 24 horas depois do ataque.
Com isso, já são 59 ataques de tubarão em Pernambuco e 24 mortes desde que os casos começaram a ser contabilizados, há 21 anos.
           Fonte:Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário