segunda-feira, 29 de julho de 2013

Orla de Jaboatão já ganha outra cara


Nesse domingo, guarda-sóis se avolumavam na faixa litorânea onde até pouco tempo o mar reinava soberano / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Nesse domingo, guarda-sóis se avolumavam na faixa litorânea onde até pouco tempo o mar reinava soberano

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Quase seis meses depois do início das obras de recuperação da orla de Jaboatão dos Guararapes, banhistas e comerciantes começam a usufruir da nova faixa de areia de Barra de Jangada. Nesse domingo, o sol forte ajudou a atrair os visitantes. Guarda-sóis se avolumavam na faixa litorânea onde até pouco tempo o mar reinava soberano. 
A engorda da praia já movimentou 400 mil metros cúbicos de areia. O material foi extraído de uma jazida na Praia do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. O projeto total, que prevê recuperação das Praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, vai movimentar um milhão de metros cúbicos de areia, para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea. Para isso, município e Ministério da Integração Nacional estão investindo, em média, R$ 41 milhões.
Para o vendedor Cristovão da Silva, 39, que há 32 anos sustenta a família comercializando amendoim e ovos de codorna nas areias de Barra de Jangada, a reconstrução da área representa a esperança no aumento das vendas. “Ainda não senti a diferença no bolso, mas estamos no período de inverno e as pessoas ainda não sabem que a praia está recuperada nesse trecho. Mas ficou legal demais para trabalhar agora, porque temos mais espaço e está mais organizado. Isso é bom para o comércio”, avalia.
Há cinco anos morando em Barra de Jangada, Edilene Rodrigues, 41, explica que os banhistas ficavam com um pequeno trecho de areia, porque o mar avançou num período de tempo muito curto desde que ela se mudou. “Também achava perigoso antes, porque a faixa de areia não era plana e quem passava pela avenida não via quem estava na praia e isso era arriscado, pois alguém podia fazer maldade e ninguém ia ver. Agora está seguro e as crianças têm espaço à vontade para brincar.”
A draga que lança a areia na costa iniciou a primeira etapa da contenção do mar, em Barra de Jangada, no dia 28 de junho. O trecho recuperado tem dois quilômetros, que variam entre 35 e 40 metros de largura. O alargamento, de acordo com a prefeitura, também será feito em trechos de Piedade e Candeias e tem conclusão prevista para setembro.
O objetivo da prefeitura é recuperar seis quilômetros da orla. No início de fevereiro, a obra começou com os serviços de levantamento topográfico da área litorânea. “Mais que engordar a beira-mar, nosso projeto visa restituir o equilíbrio ambiental da área, trazendo de volta o cenário que tínhamos há 30 anos”, explica o secretário-executivo de Obras de Jaboatão, Roberto Rocha.
O secretário adiantou que está sendo elaborado projeto de um Parque Linear, que inclui a criação de calçadão, pista de cooper e área arborizada, criando na orla uma área de lazer para a população. Com a conclusão dos trabalhos, a prefeitura prevê aumento do número de banhistas nas praias e planeja sinalizar e alertar para os perigos do banho de mar em áreas de risco.
  Fonte:JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário