Dos dias 18 à 27 de julho, Garanhuns recebe um dos maiores festivais de inverno do Brasil. Neste ano a 23ª edição do evento apresenta uma de suas versões mais ecléticas ao público, que deve ultrapassar a casa das mais de 100 mil pessoas por dia. No quesito música são quatro palcos: o Guadalajara é o principal e por onde passarão atrações como Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Daniela Mercury.
Mas o mesmo Palco Guadalajara abre-se para noites bastante segmentadas em pleno frio garanhuense. O dia 21 será marcado por uma homenagem aos românticos de todas as gerações, com a apresentação de um trio de peso: Augusto César, Adilson Ramos e José Augusto. O stage também será cenário para a efervescência dos headbangers, um dia depois, no dia 22, com o show de bandas bem conhecidas pelo público metaleiro nacional como Desalma, Raimundos e Krisiun.
E o ecletismo não para por aí no FIG de Garanhuns. Além do Palco Guadalajara, outros 3 animam platéias das mais diversas regiões do país e dos mais diferentes gostos musicais. Um deles é o Palco Instrumental, que recebe grupos de côco, jazz, música clássica e instrumentistas solo como o talentoso pianista Vitor Araújo.
Outra palco é o da Cultura Popular, que é um apelo à todos os amantes da mais plena e íntegra cultura pernambucana. Para muitos vai ser difícil ir ao Guadalajara com a chuva de atrações da terra como os mais badalados maracatus da zona da mata do estado, pastoris, clubes carnavalescos, reisados e sambadeiras.
O Palco do Forró será só festa com muito pé de serra tradicional. Luiz Gonzaga será cantado nas mais diversas vozes, todos os dias, à partir de meia noite. Está confirmada a presença de Joquinha Gonzaga, que é sobrinho e um dos herdeiros da poesia do rei do baião. Além dele, outras figuras ilustres também comparecerão como Cizinho do Acordeon, Nádia Maia, Forró Pesado e Irah Caldeira.
O Palco Pop promete surpreender nessa edição 2013 do FIG. Estão reunidas grandes revelações da música nacional como Karina Buhr e Thiago Pethit, além de bandas de sucesso entre o público alternativo como o Afrobombas, Tiger e Sem Peneira pra Suco Sujo. O palco também contará com atrações internacionais como a banda “Silver Apples”, dos Estados Unidos, e Yusa, da Cuba.
E além de música o FIG também vai ter artes plásticas, através de diversas exposições de artistas nacionais e internacionais, artes cênicas, com teatro adulto e infantil e também cinema, com uma mostra de filmes dirigidos por pernambucanos mimetizados a obras de diretores estrangeiros de renome. Além de debates, oficinas, palestras, mostras fotográficas, pontos voltados ao design e moda e muito mais que estará disponível ao público à partir do, já próximo, dia 18. Agora é contagem regressiva para o Festival de Inverno de Garanhuns 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário