domingo, 7 de julho de 2013

Bairro de Prazeres recebe o Programa Governo Presente

Em mais uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, aconteceu neste sábado (06/07), a segunda edição do programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania. A ocupação social de impacto foi na Escola Estadual Desembargador José Neves Filho, em Prazeres. Lá, os moradores foram atendidos com diversos serviços que estavam sendo ofertados, como emissão de documentos e atendimentos na área de saúde.

O acesso à cidadania e a integração da comunidade com os órgão e, assim, trabalharem juntos para reduzir à violência, são alguns dos objetivos desta iniciativa, de acordo com a gerente geral do Governo Presente, Irani do Carmo Silva. “Essa segunda ocupação reflete o trabalho integrado com a Prefeitura, que tivemos no primeiro encontro. E hoje, estamos fortalecendo ainda mais as políticas públicas”, disse Irani.

As irmãs Maria Edilene e Roseane Correia da Silva, com respectivamente, 46 e 40 anos, foram algumas das centenas de pessoas que marcaram presença. “Aqui, procurei atendimentos de diversos setores em um único local, sem me deslocar para outra cidade. Algo que beneficiou toda a comunidade”, avaliou Roseane. O cadastramento junto ao Portal MTE – Mais Emprego, adição e mudança de categoria da carteira de habilitação e orientação jurídica foram outras atendimentos disponíveis.

"Além de ofertar os serviços, são ações estruturantes com foco na redução da violência. É um trabalho conjunto desde o planejamento, onde as pessoas tem participado ativamente. Devido a adesão da comunidade com o programa, o nosso próximo passo é ampliar os serviços para as novas ocupações”, destacou a secretária Executiva de Assistência Social de Jaboatão, Socorro Araújo.

Governo Presente

A ocupação social de impacto faz parte do Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania da Secretaria de Articulação Social e Regional de Pernambuco, junto com o Governo Municipal, entre outros órgãos.  Para receber a iniciativa, a Secretaria de Defesa Social identifica os locais em vulnerabilidade social. Com essas informações são realizados encontros nas localidades para identificar as ações a serem executadas, a exemplo da ocupação.

Após a primeira ocupação, que também foi em Cajueiro Seco, foi instalada a estação de Cajueiro Seco. O prédio é um espaço social para que os governos municipal e estadual possam estar mais próximos dos moradores. Outros territórios que fazem parte desta unidade são: Prazeres, Piedade,  Barra de Jangada, Candeias e Muribeca. O funcionamento é das 8h às 17h, na Rua Princesa Isabel, nº 350. O telefone é o 3183-7530

Nenhum comentário:

Postar um comentário