quarta-feira, 16 de julho de 2014

Recife amanhece sob a bênção da santa padroeira

Hoje o dia é de homenagens a Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife. Centenas de fiéis são esperados para participar do último dia da 318ª edição da festa em homenagem à santa, realizada na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central da cidade. Para comemorar, a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) preparou uma programação especial para hoje com muitas homenagens e também shows culturais.

As celebrações começaram cedo, a partir das 5h. Ao longo do dia, serão ministradas cerca de 16 missas, que devem ocorrer de hora em hora na parte interna da basílica dedicada à santa, e no claustro do Convento Carmelita, também em Santo Antônio. Nos dias da festa, pelo menos quatro mil pessoas passam pela basílica diariamente, e a expectativa é que hoje, com o feriado municipal, a quantidade de fiéis seja ainda maior.

O ponto alto das homenagens fica por conta da missa campal, que será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 15h30. Em seguida, haverá a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas ruas do Centro do Recife, às 16h30. O cortejo deve reunir, como em todos os anos, centenas de devotos pelas ruas da capital.

Logo após a procissão, que encerra a parte religiosa dos festejos, tem início a parte profana da festa. No palco montado na área externa da igreja haverá apresentação cultural da banda Pernambuco Samba Show e do cantor Novinho da Paraíba.

Não vão faltar opções de divertimento para quem comparecer ao local. No Pátio do Carmo, há um parque de diversões montado. Além disso, os devotos da santa podem escolher que tipo de lembrança desejam levar para casa nas barracas instaladas do lado de fora da igreja. São terços, escapulários, camisas e até quadros com imagens de Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário