quinta-feira, 24 de julho de 2014

Mais um centro de educação infantil é entregue à população

Apresentações culturais realizadas pelas crianças e bolo de chocolate fizeram parte da festa de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Edvaldo Severino de Oliveira, no Curado na tarde da última quarta-feira (23.07). O espaço que está atendendo 186 crianças de 4 e 5 anos, possui 10 salas de aula e salas de leitura, artes, movimento, brinquedoteca e de professores, além de pátio. A unidade é a primeira na localidade direcionada para educação infantil e está inserida no contexto da meta municipal de universalizar o ensino para esta faixa etária neste ano de 2014, antecipando a meta do Governo Federal, que é para 2016.
A gestora do centro, Jaqueline Lima, não escondia a felicidade. “Este é um momento muito especial, eu participei ativamente na Busca Ativa e fico feliz em ver aqui algumas mães que tinham seus filhos fora da escola. A educação é muito importante, principalmente a infantil. Esta fase é a base para a educação no futuro”, destacou. Para a mãe de aluno, Glaucia Soares é a realização de um sonho. “Meu filho tem necessidade especial e eu tinha dificuldade de colocar ele na escola. Procurava as particulares e elas não tinham estrutura para inseri-lo e o valor saía muito alto, quase R$ 1 mil. Percebo que meu filho está gostando muito, as professoras e a gestora abraçaram o projeto Busca Ativa e meu filho está sendo muito bem cuidado”, afirmou.
O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, deu as boas-vindas. “Estas crianças de 4 e 5 anos que estariam fora da escola estão estudando e com inclusão. Este investimento que o município faz é com um único objetivo: melhorar o futuro destas crianças. Vamos fazer um projeto de reforma e ampliação das Escolas Josefa Batista, Cecília Brandão e Iraci Rodovalho, que também são desta regional”, declarou.
“Em vida eu não consegui homenagear meu pai que fez tanto por esta comunidade, mas hoje esta escola tem o nome dele. Eu moro aqui pertinho, todo dia vou passar aqui na frente e sentir orgulho”, enfatizou o vereador Edson Severiano de Oliveira, conhecido como Loro, filho do homenageado que deu o nome ao Centro de Educação Infantil. Também prestigiaram o momento os vereadores Alberto Bezerra e Pastor Edmilson Monteiro.

BUSCA ATIVA

O governo municipal vem trabalhando em prol da meta do Governo Federal que é universalizar a educação infantil até 2016. Jaboatão saiu na frente e idealizou o programa Busca Ativa que neste primeiro semestre de 2014 já vez um mapeamento das crianças de 4 e 5 anos que estavam sem estudar, e as inseriu em escolas municipais.
A medida possibilita um melhor aprendizado desde a primeira infância, contribuído para o processo educacional posterior. Na última terça-feira (22.07), foi lançada a segunda etapa do programa, onde cada regional do município terá motoqueiros que farão visitas às famílias cujas crianças estejam mais de três dias sem comparecerem as escolas. O objetivo é monitorar e diminuir a evasão escolar, que no ano de 2013 foi de quase quatro mil estudantes na rede municipal de ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário