quinta-feira, 10 de julho de 2014

Líderes comunitários e agentes públicos terão curso de extensão em Segurança

Atenta à questão da segurança pública do município, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou convênio com a Faculdade Guararapes (FG) para oferecer aos munícipes um curso de formação em Gestão de Ordem Pública e Segurança Cidadã. Terá duração de quatro meses, com 60 horas-aulas e 200 alunos. A Prefeitura disponibilizará os professores e materiais e, em contrapartida, a FG disponibilizará espaço e a certificação.
De acordo com a secretária executiva de Segurança Cidadã, Karla Vieira, os 200 cursistas serão representantes das comunidades, guardas municipais, gestores públicos e mobilizadores regionais. O objetivo do curso é envolver a população no combate à violência. “Muito se investiu na estrutura das polícias que têm, prioritariamente, a função de reprimir. Mas agora é preciso rever. É necessário envolver mais a população no processo de promoção da cultura de Paz”, afirmou Karla Vieira.
O professor e especialista em segurança pública Júlio César, autor do projeto, explicou que a execução do curso dará mais credibilidade e estímulo para os participantes. “Para quem vai participar, o curso de extensão terá um valor diferenciado. O impacto disso será a qualificação desses agentes e a consequência será a melhoria na qualidade de vida de toda a população de Jaboatão”, destacou o professor, que prestou consultoria para a Prefeitura.
O reitor da Faculdade Guararapes, Pierre Lucena, não hesitou em apoiar o projeto. “A nossa instituição apoia iniciativas que zelem pelo bem da população. E no caso de segurança pública, sabemos o quanto representa para o município”, disse.
MAPA
A Prefeitura está mobilizada para atuar na questão de segurança pública. Para isso, foram identificados os bairros com maior vulnerabilidade social. Essa ação é monitorada junto à Secretaria estadual de Defesa Social (SDS). “Acreditamos que, a partir do momento em que a população se vê um agente na sociedade, ela vai interagir mais na execução de iniciativas que previnam a violência”, destacou Karla Vieira.
Para o envolvimento efetivo de todos,  as vagas do curso foram destinadas a públicos distintos, com focos direcionados para cada segmento. Nas comunidades, 50 representantes foram eleitos nas comissões de segurança das microrregiões e nos conselhos de gestão participativa. “Eles conhecerão e aplicarão nas suas localidades o conceito da ordem e segurança cidadão, que é dever e direito de todos”, explicou Vieira.
Outras 50 vagas envolverão os guardas civis municipais, que terão um direcionamento voltado para o desenvolvimento de uma cultura de aproximação. Os 50 gestores públicos estão vinculados às secretarias municipais que têm ligação direta com as políticas públicas de prevenção à violência. Por fim, mais 50 mobilizadores regionais, que atuam nas comunidades, desenvolverão o papel de multiplicadores, de forma regionalizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário