segunda-feira, 28 de julho de 2014

1° Festival de Pipas embeleza céu da praia de Piedade



Os banhistas que foram à praia de Piedade na manhã deste sábado (26/07) se depararam com um cenário diferente do habitual. É que as areias e o céu da praia foram palco do Primeiro Festival de pipas, uma parceria entre a Secretaria Executiva de Esporte, Lazer e Copa do Mundo do Jaboatão dos Guararapes e o Governo Federal, através do Projeto Segundo Tempo.

Cerca de 500 crianças de 104 escolas de Jaboatão (entre as da rede municipal  e estadual) participaram do evento e levaram mais cor e alegria à praia.  Pipas de todas as cores e tamanhos, confeccionadas pelos próprios estudantes com orientação dos coordenadores do Programa Segundo Tempo no município, embelezaram o céu da orla da praia de Piedade, na altura da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o secretário Executivo de Esporte, Lazer e Copa do Mundo, Marcus Sanchez, o objetivo do  Festival de Pipas foi reunir em um único evento alunos de escolas públicas do município para que eles pudessem brincar juntos. “ Não importava que a criança fosse alta, baixa, gordinha ou magrinha, menino ou menina. O importante era que todas pudessem se divertir juntas, em um evento que unificasse as atividades ”, explicou o secretário.

 O evento, que é uma subdivisão do Festival de Brincadeiras e Brinquedos Populares, contou também com a parceria de outras Secretarias do município, como a Secretaria Executiva de Saúde, Educação e Serviços Urbanos.  As escolas participantes do evento estão distribuídas entre as sete regionais administrativas do Jaboatão dos Guararapes e cerca de 200 técnicos do Projeto Segundo Tempo também fizeram parte da sua realização.

 Todas as unidades de ensino envolvidas no evento tiveram o seu festival interno, onde foram escolhidas as dez pipas mais bonitas em cada escola.  Os estudantes donos das pipas vencedoras, representaram  suas escolas empinando os seus papagaios com muita diversão. Foi o caso de Daniel Gomes e seu amigo, Eduardo Silva, ambos de 9 anos e estudantes da escola Iraci Rodovalho, no Curado II. “ O festival foi maravilhoso, uma bênção de Deus. Construir a pipa foi muito legal. Fiquei muito feliz quando descobri que ia haver este festival de pipas, porque também pude reunir os meus amigos”, declarou o pequeno Daniel.
  
Para Eduardo, a alegria era a mesma e podia ser medida a metros de distância. “Brinquei muito, empinei pipa e joguei bola. Foi um dia muito feliz”, disse, sorrindo, o menino que também agradeceu a oportunidade de participar do Festival de Pipas e do Projeto Segundo Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário