terça-feira, 22 de julho de 2014

Prefeitura reúne blogueiros e ativistas digitais em encontro no município

Em ação que destacou a valorização da democratização da informação e a necessidade de uma maior aproximação do poder público com os comunicadores de mídias digitais, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta terça-feira (22/07), um encontro com blogueiros e ativistas digitais que atuam no município. O encontrou deu sequência a um anterior, com profissionais de rádios comunitárias, realizado em junho. 
As palestras do encontro com os blogueiros foram ministradas pelos jornalistas Ivan Maurício, secretário de Imprensa de Pernambuco, e Andréa Pessoa, assessora de imprensa da Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O encontro foi no Hotel Barramares, em Piedade, e contou também com a participação do presidente da Associação de Blogueiros do Estado de Pernambuco (Ablog-PE), Lisandro Nascimento. 
O prefeito Elias Gomes  prestigiou o evento e reforçou a importância dos blogs na democratização da informação. "Fico muito satisfeito que possamos sediar esse evento e fazer esse debate de questões estratégicas não apenas para os blogueiros ou para o poder público, mas para a democracia brasileira. (...) O blog é uma reforma agrária da concentração de poder de informação do Brasil, que é controlada por grandes grupos e conglomerados de rádios, TV's, jornais impressos e internet", defendeu.
O secretário executivo de Comunicação Social e Democratização Digital, Jorge Lemos, destacou que a democratização da informação é uma das prioridades da gestão. Ele lembrou o encontro da mesma natureza com representantes de rádios comunitárias do município. "A Prefeitura do Jaboatão dá, hoje, mais um passo para a democratização da informação no município. (...) A comunicação deve ser tratada como uma política pública, e não algo que pode ser tratado de acordo com os interesses dos políticos que vem ou vão", defendeu. 
Também presente no evento, a secretária de Governo, Conceição Nascimento, chamou a atenção para o fato de que, mais que um lazer, manter um blog é uma atividade que deve ser levada a sério. "Ter um blog é muito bom, muito saudável, mas junto com ele vem a responsabilidade de quem está informando para que seja algo útil e bom para a comunidade", afirmou. 
O próximo passo da Prefeitura, no reforço à democratização da comunicação, será o agendamento de uma audiência pública para apresentar um projeto de lei à Câmara dos Vereadores, possibilitando a criação do Conselho Municipal de Comunicação Social.

Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário