terça-feira, 1 de julho de 2014

Jaboatão se prepara para Fenearte 2014

Estimulados para exibir suas peças artesanais e fazer bons negócios, os artesãos de Jaboatão dos Guararapes já estão prontos para a Fenearte 2014. E a Prefeitura Municipal, além de expor peças de artistas locais, em seu estande, está estimulando aos artesãos da Associação Mãe Rainha, na elaboração dos artesanatos. O objetivo da ação é propor peças que caracterizem o município. A Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que está na sua XV edição, vai começar nesta quarta-feira (02/07) e seguirá até o domingo (12/07).
De acordo com Yana Medeiros, chefe do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, foram seguidos alguns critérios tanto para a escolha dos artesãos que terão suas peças expostas no estande institucional, quanto para o trabalho direcionado com os artesãos da Associação Mãe Rainha.
“Para a exposição, escolhemos artistas cadastrados no nosso portal do artesanato. No total, são 20 artesãos. Entre eles estão os mestres Nicola, Saúba e Cunha, nomes de referência para as artes no município. Já para o trabalho de consultoria, escolhemos a Associação dos Artesãos Mãe Rainha, do Monte dos Guararapes, pela proximidade com um dos maiores símbolos do município que é o próprio Monte”, explicou Yana. "A Prefeitura não está apoiando financeiramente com o grupo, apenas oferecemos a consultoria”, destacou.
Essa foi a primeira vez que a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes apoiou diretamente a uma associação para este evento. Yana Medeiros ainda explicou que o objetivo é estimular a criação de peças que caracterizem o município. “Ainda não foi definido. Demora um pouco, mas como daremos sequência a essa consultoria, esperamos que o segundo momento seja ainda mais produtivo”, afirmou. A ação com os artesãos da Associação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae e com o Centro Pernambucano de Designers (CPD).
“Tivemos quatro encontros com os designers. Eles trabalharam a marca, o layout e deram sugestões de acabamentos de nossas peças. Esse trabalho fez com que abríssemos os olhos para detalhes que não víamos. Isso só nos trouxe mais qualidade”, comemorou a presidente da Associação, Lourdes Melo. “Sentimos que essa gestão se preocupa com os artesãos do município”, completou a artesão que produz bonecas, biscuit e artes com jornais.
Para a artesã Valdinete Maria Alves, 47 anos, será a primeira vez como expositora na Fenearte, que é um dos maiores eventos, no segmento artesanato, do Estado. “Sou artesã há três anos e estou nessa Associação há seis meses. Participar desse evento pela primeira vez nos alegra muito, pois vou poder entrar em contato com outros artistas e espero fazer boas vendas”, contou Valdinete. Para essa Feira, 10 dos 17 integrantes do grupo vão expor seus produtos.
SERVIÇO
O estande da Associação dos Artesãos da Mãe Rainha ficará na Rua 07, número 121. Já a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes terá seus estandes na Rua 04, local destinado aos expositores institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário