segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ler Bem, um concurso que estimula o gosto pela leitura e premia estudantes



Ter espontaneidade na apresentação e ler com boa entonação e segurança, respeitando a pontuação e a estrutura textual. Esses são requisitos avaliados nos participantes da 4ª edição do concurso “Ler Bem”.  O estudante  Ítalo Henrique da Silva, do 4° ano do Ensino Fundamental, da Escola Humberto Barradas,  Jaboatão Centro,  foi o vencedor de Jaboatão dos Guararapes. Agora, vai representar o município na semifinal do concurso, que reúne 61 cidades de todo o Estado.
Além de Ítalo Henrique,, os outros cinco estudantes que estiveram no certame de Jaboatão apresentaram gosto e boa desenvoltura na leitura e também estão de parabéns. São eles: Gabriel Aniceto da Silva Santos, da Escola Vidal de Negreiros; Camila, da Escola José Rodovalho; Vinícius, da Escola Josefa Batista; e Jamile, da Nícia Caú.
“O gosto pela leitura deve ser descoberto logo cedo, na vida estudantil das crianças. Esse é o objetivo desse projeto. E Italo apresentou isso muito bem. A cada ano, estamos avançando sempre mais nos resultados. Isso é estimulante e enriquece ainda mais na organização do projeto”, afirmou Sebastião Rodrigues, diretor da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), instituição responsável pelo concurso.
Para a gerente de Educação em Tempo Integral da Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão,  Aldeniz dos Santos, o concurso vem se somar às atividades já desenvolvidas nas escolas municipais. “O incentivo à leitura é uma prática nossa, especialmente, nas ETIs. É importante que os estudantes não cheguem ao Ensino Médio com essa deficiência. E nós aderimos a esse projeto porque ele se incorpora a nossa prática”, explicou.
CONCURSO
O concurso “Ler Bem” é direcionado às crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, com até 10 anos. Para participar do certame, que é anual, a Secretaria de Educação se inscreve no site da associação. O primeiro momento é a seleção dos alunos nas turmas. Em seguida, há a seleção do estudante que vai representar a escola, na etapa municipal. Jaboatão realizou o concurso nas escolas que funcionam em Tempo Integral. O vencedor desta etapa levou um tablet, uma camisa e um livro.
As semifinais regionalizadas  vão reunir os 61 municípios participantes desta edição, divididos em cinco grupos. Uma delas será em Jaboatão, no dia 11 de agosto, no Hotel Dorisol, Piedade. As outras serão em Bonito (12/08), Surubim (13/8), Gravatá (14.08) e Serra Talhada (15/08). De cada grupo, saem três representantes para a final, totalizando 15.  “A final será no dia 9 de outubro, em Caruaru. O vencedor ganhará um final de semana num resort no Cabo de Santo Agostinho”, detalhou Nélia Azevedo, coordenadora do projeto da ASPA.

Fotos de:Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário