segunda-feira, 12 de maio de 2014

Maioria dos prefeitos de Pernambuco não tem curso de graduação

Mais da metade dos prefeitos das cidades pernambucanas exercem seus mandatos sem curso superior completo. Dos 185  municípios do estado, 95 são administrados por prefeitos que não possuem mais que o ensino médio completo ou continuam cursando a universidade, mas ainda não concluíram os estudos, o que corresponde a 51,35% dos chefes dos executivos. O levantamento realizado foi da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2013), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados apresentados indicam que dos 90 prefeitos restantes, 65 alcançaram o  ensino médio (completo ou não), o  correspondente a 35,13%. Se comparado aos números nacionais, que mostram dentro da mesma amostragem 30% de gestores  com ensino médio, o percentual local encontra-se dentro da média. “O aumento da escolaridade de prefeitos parece acompanhar uma tendência nacional da população como um todo. Portanto, não seria, a princípio, um fenômeno restrito a ocupantes de cargos executivos municipais”, disse o cientista político Juliano Domingues.
Pernambuco apresenta três (1,62%) prefeitos que nem chegaram a completar o ensino fundamental. Em todo o país houve uma retração de 28% para 10% dentro desses dados. Segundo o Munic, houve uma maior qualificação dos candidatos. Seja pela maior exigência dos eleitores ou por  iniciativa de cada prefeito, o fato é que existiu uma maior escolarização geral para quem exerce o cargo no Brasil.
Fonte:Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário