domingo, 16 de junho de 2013

Prefeito Elias Gomes visita obras

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, aproveitou a manhã de ontem sábado (15), para visitar obras em andamento nos bairros de Prazeres, Guararapes e Cavaleiro. Acompanhado do deputado estadual, Betinho Gomes, de secretários municipais e técnicos, o prefeito conversou com moradores, comerciantes e estudantes. Ao final, o gestor almoçou com os pastores evangélicos da igreja Assembleia de Deus (ministério de Madureira), em Piedade.
Em Prazeres, o binário chegou à sua fase final de construção, já que o processo de desapropriação de imóveis está quase concluído. Roberto Rocha, secretário executivo de Obras, Pavimentação, Drenagem e Contenção de Encostas, explicou como estão caminhando as obras. “Estamos consultando a Secretaria de Gestão Territorial do município para verificar apenas um imóvel, que ainda será retirado. No entanto, daremos sequência à obra, pois a principal parte, que é a retirada de alguns imóveis no entorno da feira já foi feita”, detalhou.
O secretário ainda falou dos ganhos que a população terá com esse binário. “Além da pavimentação, estamos fazendo a drenagem da via. Além disso, a Avenida Barreto de Menezes será requalificada e ganhará calçadas mais largas para os pedestres. Sem contar que, as principais vias do entorno deste binário estão sendo requalificadas, sinalizadas ou alargadas, como a Avenida Ulisses Montarroyos. E os pontos de alagamentos dessas vias serão extintos”, afirmou Roberto. “Todos os recursos utilizados para esta obra são do tesouro municipal. Isso significa que o IPTU pago pela população está sendo investido na melhoria da mobilidade urbana”, acrescentou.
O comerciante Júnior de Lima, mais conhecido como Júnior da Banana, aproveitou para parabenizar, pessoalmente, ao prefeito pela obra. “Elias Gomes está de parabéns! Essa obra vai beneficiar a população, o feirante, principalmente, que negocia por aqui. Afinal, vai aumentar a nossa freguesia. Além da falta de espaço, os engarrafamentos eram constantes”, contou Júnior, que é comerciante da área há 32 anos.  A comerciante Cícera Maria da Silva também elogiou a obra. “O mais importante está sendo feito, que é a reorganização desse trânsito”, disse.
Em seguida, o prefeito Elias Gomes seguiu para o canal da Garapeira, em Guararapes, que está recebendo o revestimento, limpeza e vias de acesso com área de entretenimento. “Além deste, temos também os canais de Rio das Velhas, Cajueiro Seco, Nova Divinéia e Quatro de Outubro. Toda a extensão desses canais é de cinco quilômetros. Ao final, esta obra vai beneficiar cerca de 20 mil famílias”, detalhou o secretário Roberto Rocha. “Esta ação é uma parceria com o Governo Federal”, concluiu.
No bairro de Cavaleiro, o gestor foi à Baixa da Colina participar da 1ª Feira Escola Comunidade, organizada pelos alunos do Projovem, da Escola Municipal Cristo Redentor. A feira, que contou com o apoio de várias secretarias municipais, ofereceu à população diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além de mutirões da Defesa Civil, da iluminação e do Balcão da Cidadania. Já as crianças contaram com recreadores para aproveitar o espaço.
“Para aproveitar o final do arco de Administração, em que os alunos aprenderam entre tantas coisas, sobre o Plano de Ação Comunitária, pensamos em organizar esse momento para colocar em prática a teoria desenvolvida em sala de aula. E o resultado foi excelente. Além de desenvolverem as habilidades que eles já tinham, puderam oferecer serviços básicos à comunidade”, explicou Andrea Ribeiro, professora de Qualificação do Projovem.
O prefeito Elias Gomes aproveitou o momento para falar sobre as ações do Governo Municipal e tudo o que tinha visto com a visita pela cidade. “A Prefeitura elaborou um Plano Diretor de Macrodrenagem e de Contenção de Encostas, com isso, estamos implementando ações que vão desde o revestimento de canais e contenção de encostas, até a reorganização da mobilidade urbana. Esperamos que o problema de alagamentos seja sanado e as pessoas possam transitar de forma mais saudável pelo município, com espaço para pessoas, carros e sem pontos de alagamentos”, afirmou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário