sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jaboatão entra na luta contra a discriminação sexual

O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado nesta sexta-feira (28), e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, vai promover panfletagens em Jaboatão Centro. Os panfletos que serão distribuídos contêm informações sobre o Orgulho Gay e os tipos de violência contra o segmento.
Lucas Barros, chefe do Núcleo de Diversidade Sexual, explicou o objetivo da ação. “A ideia é apresentar para a população o porquê do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais comemorarem este dia de luta”, detalhou. “E com isto Jaboatão segue na mudança, comemorando os dias representativos para os diversos seguimentos, bem como dar visibilidade a todas as pessoas”, completou Barros.
ORGULHO
Este dia é bastante representativo para o seguimento LGBT, pois foi na noite de 28 de junho de 1969 que a força policial invadiu o bar Stonewall, o que já era fato comum na época. Alegavam vistoria na licença para a venda de álcool, pois os homossexuais eram considerados doentes e, por isso, não podiam consumir bebidas alcoólicas. Mas nessa noite o público se revoltou, e o motim veio seguido de violentos protestos. Foi a primeira de várias noites em que a famosa rua se transformou num verdadeiro campo de batalha. 

Os protestos de Stonewall marcaram o começo do movimento de libertação gay que transformou a opressão do público LGBT em chamadas para o orgulho e a ação. Desde então, a população tem testemunhado um florescer da cultura gay, que mudou o mundo para sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário