sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jaboatão intensifica campanha de combate à violência contra a Pessoa Idosa

Quem passou nesta quinta-feira (13), pelo Terminal Integrado de Passageiros de Cajueiro Seco, percebeu uma movimentação diferente. É que o dia 15 de junho é o Dia Mundial do Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Com isso, a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, intensificou a campanha de sensibilização dos munícipes para a denúncia de crimes contra o idoso.
Com a presença de integrantes dos grupos de idosos Flor do Carmelo (Cajueiro Seco), Centro de Idosos de Cajueiro Seco e Arco Íris (Muribeca), houve distribuição de folders e fitas, com mensagens de sensibilização. Além disso, os idosos dançaram e mostraram que envelhecer de forma saudável também passa pela necessidade de combate à violência. “Tenho 62 anos, mas desde os 50 que encontrei no grupo o apoio que necessitava. Além disso, descobri que envelhecer com alegria é muito melhor”, contou Sebastiana Bezerra da Silva, integrante do grupo Flor do Carmelo.
Karina Antunes, gerente de Direitos Humanos de Jaboatão, contou sobre o objetivo da ação. “Essa campanha é permanente, mas aproveitamos essa data para intensificar o combate à violência contra a Pessoa Idosa. Qualquer pessoa pode denunciar, através do Disque 100. E todos os casos são apurados”, detalhou Karina. “Aproveitamos espaços como este para atingir muitas pessoas, já que aqui transitam integrantes de toda a família”, acrescentou.
O marceneiro André Luís dos Santos, 43, ficou surpreso com o que viu. “Passo aqui quase todos os dias, e fiquei muito contente em ver a alegria dessas senhoras. A campanha tem todo o meu apoio, afinal, ainda há muita violência contra o idoso que é disfarçada”, afirmou.
A ação, que é uma parceria com as Secretarias Executivas de Assistência Social, Mulher, Trabalho e Saúde, Grupos de Convivência do Município e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, seguirá nesta sexta-feira (14) nas proximidades da Estação do Metrô de Cavaleiro, das 8h às 12h.
CONSCIENTIZAÇÃO
Segundo o  INPEA  -The International Network for the Prevention of Elder Abuse (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e com a OMS (Organização Mundial de Saúde), elegeu o dia 15 de Junho como o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Oprincipal objetivo é sensibilizar a sociedade civil na luta contra as diversas formas de violência contra a pessoa idosa.
De acordo com a Rede Internacional para Prevenção dos Maus-tratos contra o Idoso, é violência contra o idoso o “ato (único e repetitivo) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”. Os tipos de violência são: física, psicológica, sexual, negligência, abandono, financeira e econômica e autonegligência. Qualquer pessoa pode denunciar todo tipo de violência pelo Disque 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário