terça-feira, 25 de junho de 2013

Festival de Quadrilhas Juninas chega ao final





Durante cinco dias, a terceira edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Jaboatão dos Guararapes animou o público que compareceu ao espaço cultural do viaduto Prefeito Geraldo Melo, em Prazeres. Na noite do último domingo (24/06), o evento chegou ao final e deixou a sensação de encantamento entre os presentes. Além do brilho e colorido das quadrilhas, o ambiente familiar proporcionou mais beleza à festa. 
“Sempre que posso, venho conferir essa bonita festa da cultura popular nordestina. Esse ano, pela primeira vez, trouxe minhas filhas para assistirem as apresentações. Acredito que o gosto pelo São João já está presente na vida delas e será transmitido pelas gerações futuras”, afirmou o porteiro Manoel Clemente, morador do bairro de Prazeres. 
Fora do palco, toda uma infraestrutura que continha Polícias Militares, agentes de trânsito, banheiros químicos, garantiu a segurança da festa. “O vencedor de hoje foi uma quadrilha, mais o premiado final foi o povo de Jaboatão, que pôde comparecer ao espaço trazendo pessoas de todas as faixas etárias. Isso possibilitou o resgate a tradição do município em promover essa manifestação genuína do São João. Além disso, não registramos casos de violência na festividade. Tudo ocorreu de forma pacífica”, destacou o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico da cidade, Isaac Luna. 
Enquanto o júri técnico avaliava as apresentações das quadrilhas, nos bastidores a movimentação era grande para garantir a beleza da festa. Coreografia, figurino, repertório musical e casamento. Nada passava desapercebido pelos olhos do jurado. “Esses grupos possuem uma importante função social dentro das comunidades, traduzindo muitas vezes a forma de pensar de um determinado lugar”, ressaltou Adriano Macena, presidente do grupo de jurados. 
Para encerrar a noite, Marivaldo do Acordeon animou o público presente com grandes clássicos do forró. O terceiro lugar ficou com a Junina Zabumba. Na segundo posição, a Quadrilha Tradição. A grande vencedora da categoria adulta foi a Raio de Sol. Os cinco primeiro colocados serão premiados. As premiações variam de R$ 2 a 6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário