sexta-feira, 21 de junho de 2013

Em meio à programação junina, caruaruenses organizam protesto neste sábado

Nem só de São João viverá Caruaru, no Agreste pernambucano, neste final de semana. Um grupo de jovens caruaruenses programa para este sábado (22) o protesto local para cobrar, pacificamente, uma melhor estrutura do transporte público, entre outras pautas. A concentração começará a partir das 8h, em frente ao Grande Hotel, no Centro da cidade. Organizada pelo Facebook, a mobilização já conta com mais de 11 mil presenças confirmadas.
Na contramão de outras cidades, Caruaru decidiu começar seus protestos em dia e horário atípicos, mas não sem propósito. "O comércio vai estar aberto de manhã e poderemos informar as pessoas e chamar mais atenção; durante a tarde poderia perder o foco, já que muitos iriam para o pátio (para a programação junina na cidade)", explica um dos organizadores, o estudante de sistemas da informação Rik Daniel, de 23 anos. Outro ponto para a escolha é o fato de que muitos participantes são estudantes e não tinham como aderir ao protesto em dias úteis. 

Além da cobrança pelo transporte público de qualidade, o ato caruaruense promete colocar em pauta reivindicações que passam pela transparência dos gastos públicos, PEC 37 e investimento em áreas como educação e saúde. As pautas e o trajeto foram definidos após reuniões entre a liderança. 
 
Segundo os organizadores, a passeata deve seguir pela Rua da Estação (Rua Frei Caneca), passando pelas Ruas da Caixa (Rua Capitão João Velho) e Duque de Caxias. A partir de então, a mobilização voltará pela Travessa 13 de Maio e Rua 15 de Novembro, até chegar no ponto final do trajeto, o Marco Zero da cidade.
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/foto/mapa_caruaru.jpg
O trajeto do protesto em Caruaru começará no Grande Hotel, com destino ao Marco Zero da cidade
A organização decidiu não incluir a passagem pela Praça Senador Teotônio Vilela, no Centro, onde está localizada a Prefeitura de Caruaru. O local é fechado dias de sábado, o que pode facilitar a ação de vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário