sexta-feira, 18 de abril de 2014

Festa da Pitomba chega à 357ª edição e homenageia Reginaldo Rossi

A maior e mais tradicional manifestação cultural de Jaboatão dos Guararapes, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, chega este ano à 357ª edição. O grande homenageado da festa, que ocorre no Parque Histórico Nacional dos Guararapes entre os dias 20 a 28 de abril, será o cantor pernambucano Reginaldo Rossi, que faleceu em dezembro de 2013. 
A festividade divide-se em dois momentos: o sagrado, formado por missas e procissões em homenagem à padroeira da cidade; e o profano, onde a população conta com diversas atrações culturais no Polo Cultural. Este ano, atrações como Banda Kitara, Forró Calango Aceso e Faringes da Paixão, além da banda Polentinha do Arrocha, a atração mais esperada desta edição. Entre os artistas locais, a cantora jaboatonense Maria da Paz, que disputa este ano o 25º Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp), na categoria melhor cantora. 
Ascrianças também terão atrações para curtir o Polo Cultural, na parte da tarde. Haverá apresentações de grupos como O Teatro da Bicharada, Banda Nave Maluca e Fadas Magrinhas. 
Já a parte sagrada promete o clima de quermesse das festas interioranas, com missas diárias, barracas de comidas típicas e artigos religiosos, além de parque infantil. Contará também com shows culturais no pátio do santuário com apresentações de grupos como o Balé Municipal Clássicos Populares, Cia Pernambuco de Dança Catirinada e do Balé Folclórico de Jaboatão dos Guararapes. 
POLOS ALTERNATIVO E DOS CANHÕES
Outra novidade da Festa da Pitomba, este ano, é a inclusão do Polo Alternativo, que trará apresentações de bandas de rock, reggae e dj’s, feira de artesanato com venda de objetos feitos por jovens da comunidade, circuito de skate e grafitagem. O polo ficará no entorno do viaduto Geraldo Melo, em Prazeres, e terá como destaque as grafitagens feitas nas paredes da via. Conta com atrações como o cearense Rapadura, além de Ricardo Realidade, Conexão Candeias e Sr. Kbça. 
Visando dar visibilidade cultural às manifestações culturais dos jovens jaboatonenses, o Polo dos Canhões, entre a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres e o palco principal da festa.Trará apresentações de capoeira dos jovens de Santo Aleixo, voz e violão dos adolescentes de Vila Rica, Batucada dos Adolescente da UR-6, entre outras. Trará também diversas oficinas em diferentes áreas como esportes, plantas e ervas medicinais, dança, percussão e circo. 
Realizada desde 1657, a Festa da Pitomba está sendo estruturada para preservar as tradições e atrair não só o público jaboatonense, como também toda a Região Metropolitana do Recife. Na atual gestão do prefeito Elias Gomes, vem se tornando um verdadeiro Festival Cultural, trazendo entre as suas ações prioritárias o fomento às tradições e atrações locais, preservação da memória e difusão da cultura através de shows e expressões de cultura popular como literatura, música e artes visuais.
SERVIÇOS
A população que prestigiar a 357ª edição da Festa de Nossa dos Prazeres, no Parque Histórico dos Guararapes, contará com os diversos serviços públicos ofertados pela Prefeitura de Jaboatão. As atividades oferecidas serão na área de saúde, trânsito, iluminação, limpeza urbana e assistência social. 
Para a festividade, o Governo Municipal realizou requalificação das luminárias e refletores existentes na localidade. Foram realizadas ainda, em ação conjunta com a Celpe, a instalação de onze novos postes, cada um com dois refletores cada. Além disso, também foi feita uma requalificação das lâmpadas já existentes na localidade e no entorno do evento. 
Na área de serviços urbanos, um mutirão composto por 80 profissionais ocorreu no local, nos últimos dias, para a realização de podação de árvores, limpeza de mato e de  canaletas e galerias. Nos dias de festa, equipes de varrição estarão no local antes e depois dos shows.   
TRÂNSITO 
A Rua Expedito Lopes, que dá acesso ao Monte dos Guararapes, será totalmente interditada com prismas. Moradores da via que foram cadastrados terão acesso. Uma equipe composta por dez agentes, além de dois motoqueiros, estarão nas noites de festa para controlar o trânsito. Nos dias de procissão, duas viaturas da Secretaria Executiva de Mobilidade acompanharão a manifestação religiosa.   
SAÚDE 
Equipes médicas estarão de plantão, com estrutura armada para atendimentos emergenciais e primeiros socorros. Haverá também ambulâncias de prontidão para o caso de necessidade. 
ASSISTÊNCIA SOCIAL 
Também haverá equipes do Programa social “Atenção Redobrada”, que tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra exploração sexual, trabalho infantil e violação de direitos. O Conselho Tutelar também se fará presente.
PROCISSÕES
A tradicional Procissão da Bandeira, que marca oficialmente a abertura das festividades religiosas em comemoração a Nossa Senhora dos Prazeres, sairá no dia 20/04, ás 15h, da Rua Estrada Velha do Jordão, no bairro da Guararapes. Na chegada da Procissão ao Santuário, será realizado o hasteamento da bandeira. Em seguida, será ministrada uma missa festiva campal com os fiéis.   
Já na segunda-feira, dia 28 de março, será realizada a procissão da imagem, com início também previsto ás 15h. A solenidade marca o encerramento da festa e será celebrada por Dom Fernando Saburido, arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.
Polo Cultural/Programação principal
23 de abril (quarta-feira)
18h – Parceiros do Forró
20h – Dudu do Acordeon
22h – Banda Diboa

24 de abril (quinta-feira)
18h – Banda Pega e Solta
20h – Maria da Paz
22h – Forró Pegado

25 de abril (sexta-feira)
18h – Forró Pinga Fogo
20h – Arina Costa
22h – Banda Kitara

26 de abril (sábado)
18h – Os Moreninhos
20h – The Rossi
22h – Faringes da Paixão

27 de abril (domingo)
18h – Ed Carlos
20h – Forró das Estrelas
22h – Léo Guilherme e o Forró Santropê

28 de abril (segunda-feira)
18h – Os Koringas
20h – Forró Calango Aceso
22h – Polentinha do Arrocha

Polo Cultural/Programação Infantil
25 de abril (sexta-feira)
16h – Circo Alves
17h - Teatro da Bicharada

26 de abril (sábado)
16h – Banda Tio Bruninho
17h – Dança Cia. Mover Direitos Humanos

27 de abril (domingo)
16h – Banda Maria Florzinha
17h – Banda Nave Maluca

28 de abril (segunda-feira)
16h – Banda Mini Rock
17h – Fadas Magrinhas

Polo dos Canhões
Entre os dias 25 (sexta-feira) e 28 (segunda-feira) 
Atrações :
Capoeira dos Adolescentes de Santo Aleixo, voz e violão dos adolescentes de Vila Rica, batucada dos adolescentes de Comportas e Jardim Prazeres, batucada dos adolescentes da UR-6, batucada dos adolescentes da Jardim Muribeca e o espetáculo A Batalha Nossa de Cada Dia. (Horários das apresentações ainda não divulgadas). 
Polo dos Canhões 
Programação das oficinas (de 22 a 25/04)
8h30-11h – Oficina dês Esportes em Geral (vôlei, basquete, atletismo, etc)
14h – 16h – Contação de histórias temáticas
14h-16 – Plantas e ervas medicinais
8h30-11h e 14h-16h – Saúde bucal (escovação)
14h-16h – Dança, percussão e circo
14h-16h – Educação Patrimonial
14h – 16h – Educação Ambiental

Polo Religioso (Programação de Dança)
Sempre às 20h30
Domingo (20/04) – Boi de Loucos
Segunda (21/04) – Circuito Palhaço Bicudo
Terça (22/04) – Ballet Municipal Clássicos Populares
Quarta (23/04) – Cia Pernambuco de Dança Catirinada
Quinta (24/04) – Ballet Municipal Clássicos da Disney
Sexta (25/04) – Balé Popular de Jaboatão dos Guararapes
Sábado (26/04) – Ballet Municipal Clássicos Religiosos
Domingo (27/04) – Balé Folclórico do Jaboatão dos Guararapes
Polo Alternativo
 Sábado, 19/04
 08h / 18h – Grafitaço
08h / 18h – Skate Livre
14h / 20h – Feira alternativa (artesãos locais estarão comercializando seus produtos)
19h – MC Cleyton
20h – Benje
21h – Conexão Candeias

Domingo, 20/04
08h / 18h – Grafitaço
08h / 18h – Skate Livre
14h / 20h – Feira alternativa (artesãos locais estarão comercializando seus produtos)
19h – Coragem Rasta
20h – Jabha Crew
21h – Arrete
22h – Ricardo Realidade
23h – Rapadura (CE)

Segunda-feira , 21/04
 08h / 18h – Grafitaço
08h / 18h – Skate Livre
14h / 20h – Feira alternativa (artesãos locais estarão comercializando seus produtos)
19h – Saga HC
20H – Conexão PE
21H – Rapper KBÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário