segunda-feira, 18 de março de 2013

Trabalho social conduz a descoberta de novos caminhos


Eles conseguiram despertar um sentimento que foi incentivado a cada momento, o desejo de crescer na vida. Os desafios que aparecem no dia a dia não foram o suficiente para desistir. A meta: vitória. Esse enredo faz parte das histórias de Vinícius Batista da Silva, 18 anos e Caroline Almeida, 19 anos. Eles têm algo em comum. Participaram do Projovem Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. E trilharam novos caminhos.
O estudante de Publicidade viu nas oficinas a arte de criar, onde não há limite para a imaginação. O que possibilitou novas experiências e a certeza para o seu sonho profissional. “O Projovem abriu as portas. Fez enxergar novos horizontes. Com isso, me ensinou a ser cidadão e executar a cidadania”, afirma. E os esforços geraram resultados. Ele está trabalhando na instituição onde estuda, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife.
A futura profissional de Educação Física, Caroline Almeida, participou do coletivo de Jardim Jordão. Foi lá que conheceu novos amigos, que ainda mantém contato e a possibilitou de obter novos conhecimentos. Sempre teve o desejo de passar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E conseguiu. “Foram momentos legais, que me ajudaram a seguir em frente e conseguir os meus objetivos”, confessa.
Para que novos sonhos sejam concretizados, como aconteceu com Vinícius e Caroline, o programa do Governo Federal, executado pelo município, está iniciando as aulas para 700 adolescentes em Jaboatão dos Guararapes. Lisandra dos Santos, 18 anos, do coletivo de Comporta, está ansiosa para participar das oficinas: “Alguns amigos já participaram e fiquei curiosa em saber como é. Soube que realizam diversas ações, como palestras e atividades culturais”.
“Nosso objetivo é fazer com que esses jovens sejam incentivados para o futuro. O que não podemos é perder essas pessoas para a criminalidade, pois são o futuro da nossa sociedade. Todos têm um potencial. Nossa parte é fazer com que eles descubram”, ressalta João Batista, coordenador do Projovem. Em toda a cidade, serão 28 coletivos.
Durante o ano, as atividades serão baseadas nas oficinas de esporte, cultura, inclusão digital e cidadania, nos núcleos, que podem ser em escolas ou associações. Além disso, serão oferecidas as atividades do programa "Segundo Tempo", que visa socializar o acesso à prática esportiva, desenvolvidas nas instituições escolares.
O público-alvo são jovens que têm seus familiares cadastrados no Bolsa Família. Também podem participar adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas e que já participaram do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário