quarta-feira, 13 de março de 2013

Superlotação do Procape resulta em restrição do atendimento

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


A partir desta quarta-feira (13), o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), ligado à Universidade de Pernambuco, irá restringir os atendimentos a partir do próximo dia 20 por causa da superlotação. A partir desta data, o hospital só vai receber pacientes referenciados pela Central de Leitos, regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s).

Atualmente, a emergência cardiológica recebe o dobro de pacientes permitido pelo número de leitos. “Dispomos de 35 leitos na emergência, porém, estamos com 85 pacientes internados hoje", revelou a chefe da emergência, Maria das Neves Dantas. Além da superlotação, a mudança atende a uma determinação do Ministério da Saúde que regulamenta o funcionamento de emergências.

De acordo com a médica, os pacientes que tiverem sintomas agudos de dor no peito devem procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa, pois atendimento do Procape ficará restringido a pacientes com doenças cardiovasculares e procedimentos de alta complexidade, como infarto e arritmia. Segundo o superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, João Veiga, a emergência não é, de qualquer forma, local para solicitar pareceres cardiológicos ou receitas médicas.
Ao paciente que chega à emergência do Procape para receber atendimento, os funcionários orientam que se dirijam a UPAs ou Policlínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário