sexta-feira, 15 de março de 2013

Jaboatão participará de programa federal para combater o crack


Após um ano de implantação do Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes terá mais uma ferramenta para combater a droga que está virando uma epidemia nacional: o consumo do crack. A cidade foi contemplada com o programa federal “Crack é possível vencer”, que está em fase de pré-implantação. A primeira etapa consistiu na adesão dos estados e capitas do Brasil e, agora, iniciou nos municípios que possuem mais de 200 mil habitantes.

O programa consiste na expansão dos serviços para combater o consumo de entorpecentes nas cidades. Os investimentos serão direcionados na ampliação dos atendimentos que já existem e, de acordo com a necessidade, serão implementados novos trabalhos. A exemplo de grupos para trabalhar com pessoas em situação de rua, a implantação do Centro Psicossocial (Caps) 24 horas e projetos educativos nas comunidades e escolas.
Nesta quarta-feira (13/03), representantes dos governos Municipal e Estadual, participaram de uma reunião para tratar sobre o plano de atividades, que estão baseadas em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. “Esses encontros são promovidos para que as cidades possam se organizar para se integrarem ao programa e, assim, assinarem o termo de adesão até junho”, detalhou Rafael West, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Karla Menezes, a iniciativa será um complemento do que já vem sendo desenvolvido, por meio do Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas. “A parceria possibilitará que os nossos trabalhos sejam feitos em conjunto com os órgãos Estadual e Federal, o que vai contribuir na melhoria dos serviços já oferecidos pelo município e que são focados, principalmente, na prevenção", ressaltou.

Segundo ele, o primeiro passo é a criação de uma comissão municipal. “Em seguida, será o planejamento das atividades que, em Jaboatão, essa etapa foi cumprida. O próximo passo é a escolha de um representante para ter acesso ao sistema online, que será compartilhado entre as instâncias municipal, estadual e federal. Na medida em que as cidades foram enviando as informações, estaremos trabalhando em conjunto para contribuir na consolidação dos projetos em cada localidade”, acrescentou Rafael. Até 2014, o programa “Crack é possível vencer” investirá R$ 4 bilhões. Em Pernambuco, também participarão Recife, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina. 

Plano Municipal

Em funcionamento desde o ano passado, o Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas conta com 46 ações, distribuídas nos eixos de prevenção, repressão, atendimento e reinserção. “Com um ano de atividade, estaremos realizando uma avaliação, não só para estar dentro dos pré-requisitos, para ser inserido no programa federal, como também para avaliar o conjunto de ações”, explicou o secretário Executivo de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Marcelo Gadelha.

O gestor ressaltou ainda alguns resultados obtidos com as ações do Plano, a exemplo do “Ruas do Lazer, Noites de Paz”. Segundo ele, foram 45 mil pessoas atendidas, com a realização de atividades esportivas e lúdicas. Outra ação destacado por Gadelha  foi o Programa de Saúde do Escolar (PSE), que beneficiou aproximadamente 4.700 alunos entre 12 e 14 anos.

Crack, é possível vencer

A iniciativa do governo federal é mais um alerta para que a sociedade possa contribuir em combater esse problema social, que atinge todo o país. De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), unidade de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgado no final do ano passado, o país possuía 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína. Desse número, 78% consomem a droga em pó. Os que fumam crack ou oxi registram 22%

Nenhum comentário:

Postar um comentário