terça-feira, 12 de março de 2013

Programa “Saúde na Escola” agita semana em Jaboatão


Com o início do ano letivo escolar, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem ofertando diversas ações visando aprimorar a qualidade de ensino na cidade. Escolas em construção, outras sendo reformadas são alguns exemplos do desenvolvimento de atividades em prol dos estudantes jaboatanenses. Em uma ação integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação, todas as quintas-feiras acontecem o “Dia D” de combate à dengue, que tem a finalidade de mobilizar os pequeninos no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. 
Na última segunda-feira (11/03), começou o "Programa Saúde na Escola" (PSE) que irá desenvolver ações de atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde das crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Para isso, serão ofertadas atividades integradas entre as duas secretarias para a atualização do calendário de vacina; detecção precoce da hipertensão arterial; avaliação nutricional (peso, estatura, IMC); avaliação e promoção de saúde bucal; avaliação oftalmológica e auditiva, entre outras.   
A semana “Saúde na Escola” acontecerá até o dia 15 de março, com as temáticas: Prevenção da Obesidade e Saúde Ocular. 25 instituições educacionais, entre creches e escolas do ensino fundamental, participarão das atividades, beneficiando 6.448 alunos. O programa conta com o apoio de nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, enfermeira, psicólogo, terapeuta educacional, capoeirista, técnica de enfermagem e agente comunitário de saúde. 
De acordo com a gerente de Políticas Estratégicas e Promoção da Saúde do município, Leidjane Virães, o objetivo da ação é oferecer opções mais saudáveis na perspectiva das escolas. “Queremos estabelecer mudanças de atitudes entre os estudantes, para que eles possam conhecer alternativas benéficas de alimentação”, afirmou.
Durante a semana, serão realizadas palestras sobre a alimentação e modos de vida saudáveis, além de oficinas de culinária, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, palestra contra o uso de álcool, tabaco e outras drogas e serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário