segunda-feira, 18 de março de 2013

Jaboatão realiza campanha nacional de combate à hanseníase e verminoses


Município, Estado e Governo Federal. As três esferas de poder estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (18/03), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Comporta, Regional Prazeres, para o lançamento oficial da campanha nacional de combate à hanseníase e verminoses. A ação, que se estenderá em Jaboatão até a próxima sexta-feira (22/03), passará por 99 instituições educacionais da rede pública de ensino, beneficiando aproximadamente 36 mil alunos com faixa etária entre 5 a 14 anos de idade.  
Com o tema “Hanseníase e Verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a atividade terá o objetivo de realizar um mapeamento dos casos suspeitos das doenças na cidade. “Muito boa essa iniciativa. Tenho dois netos que estudam aqui na escola e é bom saber que não vou ter que me preocupar com esse tipo de doença na vida deles”, afirmou Maria José da Silva, moradora da comunidade há mais de 30 anos. 
“Pelo terceiro ano consecutivo estamos realizando esta ação, que tem um caráter preventivo e visa identificar e tratar casos existentes nos escolares”, destacou a secretária municipal de Saúde, Gessyanne Paulino. Já a gestora da pasta de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Karla Menezes, ressaltou a importância em se trabalhar de maneira integrada. “Os governos estão atuando de forma conjunta, unindo forças para um bem comum”, informou. 
O secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Jarbas Barbosa Filho, representou o Ministério da Saúde na cerimônia. “São ações como essas, relativamente simples, mas que se revelam em um grande beneficio na vida dessas crianças”. Sentimento que foi também compartilhado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. “Aprendemos a achar que apenas são relevantes as ações muito complicadas. Na verdade, estamos proporcionando uma saúde de qualidade com singeleza, onde com a ingestão de apenas um comprido por ano se combate as verminoses que atrapalham a saúde dos nossos garotos”, disse. 
Elias também destacou os investimentos que já foram realizados na comunidade de Comporta, a exemplo da construção de uma escola, unidade de saúde e pavimentação de ruas. “Esta obra de reconstrução da cidade, de oferecer melhor qualidade de vida para a população, é uma ação de cada pessoa que vive em nosso município”, ressaltou. 
A estratégia da ação foi desenvolvida de forma conjunta entre os profissionais da Saúde e Educação do município. Ao longo da campanha, serão realizadas buscas ativas de casos de hanseníase, utilizando-se um formulário que será preenchido pelos pais ou responsáveis pelas crianças. No documento serão evidenciados os sinais e sintomas sugestivos da doença. Após a triagem, se constatada suspeita, o aluno será encaminhado para confirmação da enfermidade na unidade de saúde mais próxima de sua casa.  
Já a metodologia que será utilizada para a redução de verminoses, como no caso da Geo-helmintíase, consiste em administrar, em dose única, um comprimido do medicamento Albendazol (400mg). A oferta e a supervisão do tratamento aos estudantes serão realizadas por profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) locais.  
ÍNDICE - Esse ano, a meta de redução do índice de verminoses será eliminar em 90% os casos da doença. Já o alvo das ações preventivas da hanseníase será chegar a 80% dos estudantes de Jaboatão.  
O evento também contou com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde de Pernambuco,Eronildo Felisberto, e do consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Santiago Nicholls

Nenhum comentário:

Postar um comentário