segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeito Elias Gomes institui o Comitê Orla de Jaboatão

Mais um passo foi dado sobre as obras de contenção do avanço do mar, em Jaboatão dos Guararapes. Desta vez, o município criou um espaço para que a população possa acompanhar e fiscalizar os serviços. Nesta segunda-feira (15/04), o prefeito Elias Gomes assinou a Portaria de nº3, que oficializa o Comitê Executivo de Acompanhamento das Obras de Contenção da Erosão Marinha (Ceamar).

O Comitê, constituído por representantes da Prefeitura e sociedade civil, terá a responsabilidade de debater e fiscalizar todo o processo das obras de recuperação da orla, com reuniões que ocorrerão quinzenalmente. “A partir deste momento, estaremos promovendo encontros com a sociedade, onde a nossa proposta é convocá-los para trabalharmos em conjunto”, destacou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Edvaldo Rufino.

Presente na reunião, o presidente da Associação dos Moradores da Orla de Jaboatão, Mario Salibe Batistella, parabenizou a criação do Comitê Orla. “É um espaço de debates para que os moradores possam opinar e acompanhar os serviços, o que mostra a preocupação em ter a população informada sobre cada etapa das obras”. Na ocasião, técnicos da Prefeitura e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) tiraram as dúvidas dos participantes sobre o assunto.

Para o prefeito Elias Gomes, a recuperação da orla vai proporcionar à cidade a abertura de novos empreendimentos, assim como aquecimento da economia. Segundo o gestor, “por muitas décadas, o mar foi avançando e apenas paliativos foram feitos. Agora, está sendo realizado um grande serviço, orçado em R$ 40 milhões, que vai recuperar 5,8 quilômetros de orla. Para isso, precisa da opinião dos cidadãos, que são os principais protagonistas desses investimentos, com a instituição do Comitê Orla”.

Obras

O canteiro de obras está situado em Candeias. Já os tubos, que terão a função de transportar a areia da draga até a costa, estão sendo soldados próximo à Igrejinha de Piedade. Ao todo, um milhão de metros cúbicos de material será movimentado para que a recupere aproximadamente 40 metros de faixa, que vai de Barra de Jangada até Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário