terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Jaboatão forma primeira turma de condutores das “cinquentinhas”




Quem transita com veículos ciclomotores, conhecidos como “cinquentinha”, em Jaboatão dos Guararapes, passa a contar com mais uma ferramenta para aprender a usar o veículo com segurança e dentro da legalidade. Isso porque o município está promovendo cursos gratuitos de formação para condutores desses veículos. As primeiras cinco turmas se formaram na manhã dessa terça-feira (14/01). A cerimônia foi realizada no auditório da Prefeitura, em Prazeres e contou com a presença de secretários, do vereador autor do projeto de regulamentação das cinquentinhas, Manoel Pereira (Neco), e do prefeito Elias Gomes.

Segundo Rinaldo Tavares, presidente da Associação Pernambucana dos Trabalhadores Motociclistas de Pernambuco (Astramope), a ação é pioneira no Brasil. “Nós somos os primeiros em todo o país a fazer esse curso com os condutores de ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas, ensinando sobre leis de trânsito, sobre equipamentos de segurança. O curso tem 5 horas aula, sendo 4 teóricas e uma prática. Realizadas uma vez por semana. No total foram cinco turmas com 35 alunos. Com o certificado eles serão cadastrados na Secretaria Executiva de Mobilidade e vão receber uma carteira para circular no município”, explicou Tavares.

Para Leo Toscano, presidente da Associação Pernambucana dos Usuários de Ciclomotores (Apuc), a experiência de Jaboatão servirá de modelo para outros locais. “O prefeito teve uma grande visão ao se preocupar com os usuários de ciclomotores, que são pais de família que dependem desse transporte pra ganhar o pão de cada dia. Por outro lado tem um fator fundamental que é a segurança. Sabemos que muitos condutores não têm noção de leis de trânsito, de segurança, de equipamentos de proteção e o curso está passando as informações e isso vai reduzir acidentes, quando estivermos com as placas, não teremos mais condutores andando na contramão e com isso vamos reduzir os acidentes”, disse.

Para o prefeito Elias Gomes, o curso vai trazer reflexos positivos no trânsito do município. “Para exercer a profissão o condutor precisa ser treinado e ter equipamentos de segurança adequados. Esse curso ainda vai ajudar na construção de um município mais seguro e numa cidade melhor para todos. Os acidentes de trânsito têm assolado as grandes cidades, principalmente com ciclomotores, por isso não podemos deixar de instruir esses condutores para que possamos ter mais segurança em nossa cidade”, salientou.

SATISFAÇÃO – Para Lorival Floriano, 72 anos, piloto de ciclomotor há oito anos, o curso vem em um momento bom. “É bom esse tipo de curso porque a gente é instruído e pode começar a fazer o certo. Sem falar que a carteira vai nos respaldar pra andar tranquilamente dentro do município”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário