terça-feira, 3 de junho de 2014

HISTORIA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão dos Guararapes é um município costeiro do Estado de Pernambuco, localizado ao sul do Recife e ao norte do município de Cabo de Santo Agostinho, um dos mais importantes da Região Metropolitana. Graças a sua excelente infra-estrutura hoteleira, monumentos maravilhosos, belas praias, áreas de lazer e por ser um importante centro econômico e comercial converteu-se em um dos principais núcleos turísticos de Pernambuco. Na nossa visita não podemos esquecer de visitar o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e o Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

O início de Jaboatão dos Guararapes remonta-se ao século XVI, no ano 1593 a cidade foi fundada por Bento Luiz de Figueroa e pertencia ao território de Olinda, primeira capital do Estado de Pernambuco. 

No século XVII Jaboatão dos Guararapes foi palco da vitória contra os holandeses na Guerra de Restauração Pernambucana e a cidade foi proclamada 'Berço da Pátria'. No Monte dos Guararapes ocorreram vários enfrentamentos da famosa batalha, que é encenada todos os anos no atual Parque Nacional dos Guararapes.

No ano de 1884 a cidade foi elevado a categoria de município de Olinda e anos depois, em 1892, constituiu-se como município independente, desvinculando-se do município de Olinda o qual pertencia. 

Atualmente possui uma das costas mais visitadas do Estado de Pernambuco onde o turismo é sua principal fonte de ingressos. Seus mais de 8 quilômetros de praias para todos os gostos, é o principal pedido para os turistas.



Um comentário: