quinta-feira, 5 de junho de 2014

EliasGomes assina convênio para instalação de sede provisória do IFPE em Jaboatão

Elias Gomes
“Essa é uma conquista que se incorpora ao patrimônio educacional que está em expansão no município”. Foi com essas palavras que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, recebeu o presidente da Comissão de Expansão 3 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o professor Daniel Assunção, para a assinatura do convênio que autoriza o funcionamento do Instituto no município, em sede provisória. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (04/06), na sede do executivo municipal, em Prazeres.
O campus do IFPE está sendo construído em Jaboatão Centro, que tem previsão para ser entregue no final de 2015. Na sede provisória, o Colégio Atual, em Piedade, dois cursos técnicos serão ofertados: Técnico em Informática para Internet e Técnico em Qualidade. A expectativa é que em 2016, as aulas se iniciem na nova sede, com mais dois novos cursos: Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Soldagem. O professor Daniel Assunção explicou que a escolha dos cursos se deu após um trabalho em conjunto entre Instituto e Prefeitura, especialmente com as secretarias municipais Executivas de Educação; e Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.
“Através do trabalho prestado por uma consultoria, que fez um levantamento prévio com a necessidade de mercado e de uma pesquisa de oferta de mão de obra com cursos técnicos e superiores, além de uma consulta pública sobre o interesse dos munícipes, chegamos a esses cursos. Além disso, Jaboatão está numa região estratégica do Estado”, explicou Assunção. “Trabalhamos a expansão do Instituto, mas será a gestão da unidade junto com os alunos que dará a nova cara do campus”, completou.
O processo seletivo para ingressar no IFPE acontecerá no próximo domingo (08/06). Foram 682 inscritos com Ensino Médio completo, que concorrerão a 160 vagas. As aulas se iniciarão em agosto desse ano. De acordo com o diretor-geral da unidade Jaboatão, Iran Oliveira, entre os novos campi abertos no Estado, o município foi o que teve o maior número de inscritos. “Isso demonstra que o trabalho prévio de consulta para ofertar esses cursos foi exitoso”, destacou o professor.
Iran aproveitou o momento para revelar a alegria em gerir o IFPE na terra em que viveu boa parte de sua vida. “Cresci aqui, em Cavaleiro. Estou muito feliz em trabalhar numa instituição como essa, e participar desse processo de formação profissional dos jovens jaboatanenses. Não tive a mesma oportunidade de ter essa formação na minha terra, portanto a alegria é ainda maior”, enfatizou.
O prefeito Elias Gomes aproveitou o momento para externar a alegria com mais essa conquista que ficará para Jaboatão dos Guararapes. “Em 2009, não tínhamos nenhuma escola para a formação técnica dos jaboatanenses. Entre parcerias com institutos estaduais, federais e privados, deixaremos seis novas escolas técnicas em Jaboatão dos Guararapes”, lembrou o prefeito. “É um legado que ficará para o município. É uma conquista que envolve muitas pessoas, muitos esforços”, completou.
Além de Jaboatão dos Guararapes, as unidades do IFPE também serão instaladas em Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Olinda, Palmares e Paulista, e dos dois campi do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSPE), com sede em Petrolina, serão construídos um em Serra Talhada e outro em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.
FORMAÇÃO
O diretor-geral da unidade Jaboatão, Iran Oliveira, aproveitou para lembrar que há outros cursos, pelo PRONATEC, que estão com inscrições abertas para pessoas com outras formações. “Estamos com formação para Agentes Culturais, que funcionará também no mesmo local, em Piedade. Nossa intenção é ampliar a oferta de cursos por esse programa, atendendo a necessidade local”, explicou Iran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário