sexta-feira, 6 de junho de 2014

Passarela do aeroporto pronta para funcionar

A passarela que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre ao Terminal Integrado do Aeroporto, no lado oposto da Avenida Mascarenhas de Morais, começa a funcionar no ínicio da próxima semana, sem inauguração oficial. Pela passarela, localizada no piso superior em frente ao portão B de embarque, o usuário poderá ter acesso ao metrô ou ônibus sem precisar fazer a travessia pelas duas pistas da Mascarenhas. 

Iniciada no primeiro semestre de 2012, ela tinha previsão de ser concluída em um ano, mas não ficou pronta a tempo para a Copa das Confederações no ano passado e será entregue a menos de uma semana para a Copa. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades, a passarela não fazia parte da matriz da Copa e foi bancada com recursos do estado.

Ontem, o turista Rafael Vasco de Souza, 29 anos, chegou de Salvador para assistir aos jogos do Mundial e, sem perceber, quase inaugurou a passarela, mas foi barrado. “Eu vi o portão aberto e pensei que já estivesse funcionando”, contou o turista. A curiosidade do turista baiano o fez chegar ao local de acesso da passarela, mas para quem desembarca no primeiro piso ainda não há sinalização indicando como chegar ao equipamento no piso superior. 

A passarela pretende resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. O maior desafio, no entanto, será atrair o passageiro que usa o avião para pegar o metrô ou o ônibus. “Usar o metrô pode ser vantajoso para não pagar tão caro pelo táxi. Eu posso descer na estação central e de lá pegar um táxi”, avaliou a administradora Sueli Macedo, 40 anos, que costuma viajar a trabalho pelo menos duas vezes por mês. 

O equipamento custou R$ 26 milhões e mede 461 metros de extensão com 9,6 metros de largura. A passarela conta ainda com três esteiras rolantes e um elevador que dá acesso ao interior do terminal integrado. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção do equipamento ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, e não da Infraero ou metrô.

Saiba mais

Os números da passarela do Aeroporto


R$ 26 milhões
foi o custo das obras da passagem, que tem:
461,27 
metros de extensão
9,60 
metrosde largura
15,50 
metros de altura

Equipamentos:
Escada rolante nos dois sentidos
Elevador
Sala de administração
Sala de manutenção
Cobertura de aço

Fonte: Secretaria das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário