segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ocultação de estrelas pela lua poderá ser observada da Sé

29082188fd80996af9eb8d2ae916bd13.jpg
Estrelas Alpha 1 e Alpha 2 pertencem à constelação de Libra
Foto: Divulgação

Do NE10
A lua vai ocultar as estrelas Alpha 1 e Alpha 2, da constelação de Libra, por volta das 21h30 desta terça-feira (13). Para esclarecer os pernambucanos sobre o fenômeno, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, tem programação especial das 16h às 23h.
Quem for ao Alto da Sé poderá ver as duas ocultações que acontecerão com uma pequena diferença de tempo de uma para outra do telescópio de 10 polegadas do observatório. Porém, o fenômeno será visível a olho nu a partir das 21h38 para a Alpha 1 e 21h40 para a Alpha 2, durando aproximadamente uma hora. Embora estejam distantes no Espaço, as duas estrelas estão sobre uma mesma linha de visão da Terra.

telescopio_observatoriose_RB 
O telescópio será posicionado fora do observatório para o público (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)

"É um fenômeno que pode acontecer todos os meses com estrelas mais fracas, que não são visíveis a olho nu. Mas amanhã (esta terça-feira) a lua vai cobrir estrelas brilhantes", explica o coordenador do observatório, Alexandre Evangelista. 

Além de acompanhar o fenômeno com a explicação dos monitores do Observatório da Sé, os visitantes poderão assistir a vídeos sobre o assunto e acompanhar a exposição A próxima fronteira, em que cada estágio da exploração espacial está em um andar. Primeiro, a lua. Depois, Marte e Universo.
Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário