terça-feira, 27 de agosto de 2013

Museu do Recife e MAC de Olinda receberão investimento da Petrobras


Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, receberá recursos para melhoria / Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem

Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, receberá recursos para melhoria


O Museu da Cidade do Recife e o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, serão revitalizados com recursos da Petrobras. A empresa anunciou, nesta terça-feira (27), em parceria com o Ministério da Cultura, o investimento de R$ 20 milhões em 12 museus, entre este ano e 2014. Os recursos serão investidos em requalificação, implantação de audioguias e material de divulgação trilíngue. Segundo a empresa, o patrocínio faz parte da ação cultural do ministério para a Copa do Mundo de 2014. 
No Nordeste, quatro projetos foram contemplados. Além de Pernambuco, Natal, no Rio Grande do Norte, irá receber verba para requalificação da Pinacoteca do Palácio da Cultura no Palácio Potengi. A Bahia receberá recursos para a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.
Dos 12 museus, cinco ficam no Rio de Janeiro e são vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dois deles estão em Petrópolis, na região serrana: o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro. Os demais são o Museu de Arte Sacra, em Paraty, no litoral sul, e na capital fluminense, os museus da República e Chácara do Céu.
A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, terá o Museu Mariano Procópio revitalizado. Já em São Paulo será criado um site de busca, o Portal dos Museus. Também na capital paulista, o Museu Lasar Segall, instalado na antiga residência e ateliê do artista plástico que deu nome à instituição, passará por uma requalificação de sua biblioteca especializada em arte e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário